O tempo e a temperatura, nesta sexta-feira (30).
Tempo com chuva e temporais em boa parte da região Sudeste do país com destaque especial para o litoral paulista, leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde os acumulados devem ser maiores e propícios para transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra. As temperaturas variam entre 15 e 33 graus. A umidade relativa do ar pode variar entre 58 e 100 por cento.
É esperada uma queda brusca nas temperaturas em parte da região Sul. A madrugada e manhã devem ser geladas em boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. No período da tarde, as temperaturas máximas podem subir. As temperaturas na região devem variar entre 12º C e 30º C. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 45% e 100%.
A previsão do tempo para a região Nordeste do País é de pancadas de chuva rápidas e isoladas entre o centro-oeste e faixa leste da Bahia, sul do Maranhão e Piauí e faixa leste entre o Rio Grande do Norte e Sergipe. Na demais áreas, o tempo fica firme. A temperatura deve variar entre 18 e 36 graus. A umidade relativa do ar fica em torno de 45%.
A semana termina com chuva intensa prevista na região Norte do país. Entre o Amazonas, Acre, Rondônia, sul do Tocantins e sudoeste do Pará, além de temporais, a chuva será também bastante volumosa. A temperatura no Norte do país deve variar entre 18ºC e 36ºC. Nas horas mais quentes do dia, a umidade relativa do ar pode ter mínima de 12% no norte do Pará e no Amapá.
Na região Centro-Oeste, será de tempo instável. Um sistema de baixa pressão atmosférica no sul de Goiás favorece a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva, que ocorrem em todo o estado e também entre o Mato Grosso e Distrito Federal, onde os volumes podem ser elevados. A temperatura na região pode variar entre 15 e 36 graus. Os índices de umidade relativa do ar começam a subir. Na maior parte do Centro-Oeste os índices ficam em torno de 60%.