23/10/2019 às 23h18min - Atualizada em 23/10/2019 às 23h18min

Professores em greve tomam as ruas de Chicago, nos EUA

Cerca de 300 mil estudantes ficaram sem aulas pelo quinto dia letivo consecutivo. Manifestantes pedem mais contratações e diminuição no número de alunos por sala.

Milhares de professores em greve ocuparam as ruas do centro de Chicago, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (23) em protesto por melhores condições de trabalho, como redução no número de alunos em sala de aula e mais contratações de funcionários de apoio.

A categoria paralisou as aulas pelo quinto dia letivo consecutivo. Com isso, cerca de 300 mil estudantes ficaram fora das escolas públicas de Chicago, uma das maiores cidades norte-americanas. A greve deve continuar nesta quinta-feira (24).

Segundo reportagem da agência Reuters, os professores interromperam as aulas após as negociações com a prefeitura não surtirem efeito. Entre as reivindicações, estão melhores salários e aumento no número de servidores - principalmente enfermeiros e assistentes sociais.

Nos protestos, os manifestantes empunharam bandeiras com palavras de ordem e usaram apitos e tambores para fazer barulho. O protesto parou o centro de Chicago, o que irritou motoristas.

O grupo marchou até a prefeitura de Chicago, onde a prefeita Lori Lightfoot anunciaria a previsão orçamentária da cidade.

Professores de diversas localidades têm protestado contra falta de investimento público nas escolas. Em Chicago, a greve tomou proporções maiores, com protestos diários. A pré-candidata democrata à Presidência dos EUA Elizabeth Warren participou dos protestos na terça-feira.

Eleita em abril, a prefeita de Chicago, Lori Lightfoot, alega que o distrito ofereceu aumento de 16% aos professores por cinco anos e prometeu verificar as condições de trabalho nas unidades de ensino. No entanto, ela afirma que o orçamento da cidade não poderia cumprir com todas as demandas do sindicato, que custariam US$ 2,4 bi a mais por ano ao orçamento da educação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp