16/10/2020 às 11h24min - Atualizada em 16/10/2020 às 11h24min

Brasil supera a marca dos 14% de desempregados, 700 mil a mais em apenas uma semana

A taxa de desemprego no Brasil saltou de 13,7% na terceira semana de setembro para 14,4% na quarta semana do mesmo mês, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19. Cerca de 700 mil pessoas ficaram desempregadas em apenas uma semana.

A taxa de desemprego no Brasil explodiu de 13,7% na terceira semana de setembro para 14,4% na quarta semana do mesmo mês, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19 (Pnad Covid-19), divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cerca de 700 mil pessoas perderam seus postos de trabalho em apenas 7 dias. A reportagem é do jornal O Estado de S. Paulo.

Cerca de 2,7 milhões de trabalhadores, que representa 3,3% do contingente total, estavam afastados do trabalho na quarta semana de setembro devido às medidas de isolamento social em meio à pandemia da Covid-19. O resultado representa cerca de 100 mil pessoas a menos que o patamar de uma semana antes, acrescenta a reportagem.

No entanto, o IBGE aponta que o resultado é considerado estatisticamente estável. “Embora as informações sobre a desocupação tenham ficado estáveis na comparação semanal, elas sugerem que mais pessoas estejam pressionando o mercado em busca de trabalho, em meio à flexibilização das medidas de distanciamento social e à retomada das atividades econômicas”, diz a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp