12/10/2020 às 20h29min - Atualizada em 12/10/2020 às 20h29min

Proposta de Geninho cria juizados especiais para crimes digitais

Projeto de lei foi elaborado devido à crescente incidência de crimes cibernéticos no Brasil.

O Projeto de Lei 3956/20, de autoria do deputado federal, Geninho Zuliani, (DEM), cria juizados especiais criminais digitais competentes para a conciliação, julgamento e execução de infrações penais de menor potencial ofensivo cometidas mediante o emprego da informática ou a ela relacionadas, os chamados crimes cibernéticos.

É considerado um cibercrime ou crime cibernético qualquer atividade ou prática ilícita que faz uso de computador, redes de computador ou dispositivos conectados à rede.

Por dia, são registrados no País quase 400 crimes do gênero. Um levantamento, realizado pela Associação SaferNet Brasil, em parceria com o Ministério Público Federal, em 2018, contabilizou naquele ano, mais de 133 mil queixas de delitos virtuais, em que constavam conteúdos diversos, tais como pornografia infantil, apologia e incitação à violência, entre outros.

O texto, que já foi protocolado e segue em tramitação na Câmara dos Deputados, insere ainda dispositivos na Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e na Lei do Juizado Especial Federal, instâncias que atuam em casos considerados de menor complexidade.

“A ocorrência de crimes cibernéticos tem crescido à medida que computadores e outros meios tecnológicos invadem o cotidiano, tornando-se ferramenta principal de operação dos diversos atores sociais”, afirma Zuliani.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp