O tempo e a temperatura, nesta segunda-feira (12).
A frente fria e o transporte de umidade vindo da Amazônia favorecem a ocorrência de chuva na maior parte da região Sudeste do país principalmente entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já no estado de São Paulo, o feriado é de tempo firme, com chance de chuva restrita às áreas mais ao norte do estado. No entanto, essa chuva deve vir acompanhada de trovoadas, rajadas de vento significativas e queda de granizo. A temperatura mínima é de 9ºC e a máxima passa dos 40ºC. A umidade relativa do ar pode variar entre 12 e 96 por cento.
Na região Sul a formação de um ciclone extratropical deve dar origem a uma frente fria, que segue provocando pancadas isoladas de chuva entre o extremo sul e faixa leste do Rio Grande do Sul. Também há previsão de chuva isolada, entre o litoral de Santa Catarina e do Paraná. O destaque do feriado fica por conta do tempo firme na região, com temperaturas elevadas. As temperaturas na região podem variar entre 6º C e 40º C. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 100%.
A previsão do tempo para a região Nordeste do País é de chuva isolada em diversas áreas do interior. A temperatura deve variar entre 18 e 36 graus. A umidade relativa do ar fica em torno de 35%, podendo chegar a cerca de 20%.
O feriado ainda tem condição de chuva se espalhando pela região Norte do país, com potencial para trovoadas, rajadas de vento significativas e eventual queda de granizo. A temperatura pode passar dos 40ºC no Amazonas, Acre e em Rondônia. A umidade relativa do ar deve ter mínima variando entre 20% e 35% nas horas mais quentes do dia.
A semana deve começar com chuva na Região Centro-Oeste do país, que pode se espalhar pelo norte de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso, com potencial de temporais, como trovoadas, rajadas de vento de moderada intensidade, além de eventual queda de granizo. Também é possível que tenha chuva em algumas localidades do Distrito Federal. Apesar disso, o tempo permanece nublado por toda a região e a temperatura se mantém entre os 24 e 40 graus. Mesmo com a possibilidade de chuva, a umidade relativa do ar segue o nível crítico abaixo dos 12%.