O tempo e a temperatura, nesta sexta-feira (9).
A presença de um sistema de baixa pressão favorece a ocorrência de chuva e trovoadas na maior parte da região Sudeste do país em São Paulo, Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais e no sul do Espírito Santo. Os maiores volumes de chuva devem ocorrer no litoral sul paulista, onde a chuva intercala com períodos de céu nublado. A temperatura mínima é de 15ºC e a máxima passa dos 40ºC. A umidade relativa do ar pode variar entre 12 e 100 por cento.
A previsão do tempo para a região Sul do país, é de chuva, que ocorre desde o norte e leste do Rio Grande do Sul até o estado do Paraná. A chuva mais volumosa deve ocorrer entre o estado de Santa Catarina e Paraná, inclusive na capital Curitiba. De acordo com os meteorologistas, somente no norte paranaense a chuva vem de forma isolada e pouco volumosa. As temperaturas na região podem variar entre 6º C e 40º C. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 100%.
A previsão do tempo para a região Nordeste do País é ainda de tempo seco e sem chuva. A circulação dos ventos segue favorecendo o transporte de ar mais úmido para a faixa leste nordestina, com chance de pancadas rápidas e isoladas entre Maceió (AL) e Natal (RN). A temperatura deve variar entre 15 e 40 graus. A umidade relativa do ar fica em torno de 35%, podendo chegar a cerca de 12%.
A semana deve terminar sem grandes mudanças no tempo na região Norte do país. Enquanto o oeste tem chuva associada a instabilidades tropicais, o leste da região segue com tempo firme e bastante seco. A temperatura mínima na maior parte do Norte do país deve ser de 21ºC e a máxima pode passar dos 40ºC em quase todo o estado do Tocantins, centro e sul do Pará e do Amazonas e em Rondônia. Nas horas mais quentes do dia, a umidade relativa do ar deve ter mínima entre 12% e 30%.
A semana termina com tempo firme predominando na região Centro-Oeste do Brasil, por conta da atuação da massa de ar seco e quente. Mesmo assim, há chance de chuva isolada entre o sul de Mato Grosso do Sul e norte e oeste de Mato Grosso, com potencial para trovoadas e rajadas de vento forte. Da mesma forma, Goiás e o Distrito Federal continuam imersos da onda de calor intenso e baixa umidade. A pesar disso, o tempo fica aberto na maior parte da região e a temperatura deve se manter entre 27 e 40 graus em toda a localidade. Na maior parte dos estados, a umidade relativa do ar segue em níveis críticos abaixo dos 10%.