O tempo e a temperatura, neste sábado (3).
A chegada de uma nova frente fria e presença de um sistema de baixa pressão atmosférica provoca chuva em boa parte da região Sudeste. Chove no leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e em Minas Gerais. O choque entre massas de ar frio e quente deve causar temporais isolados nessas áreas. Nas demais localidades, o calor persiste, mas as temperaturas têm uma leve queda na comparação com os dias anteriores. A temperatura mínima é de 15 e a máxima pode passar dos 40 graus. A umidade relativa do ar pode variar entre 12 e 100 por cento.
Uma frente fria deve avançar sobre a região Sul do país, o que pode causar chuvas no Paraná, amenizando o intenso calor no estado. No entanto, segundo os meteorologistas, o Norte paranaense segue com tempo quente. Chuva intensa no centro, Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e litoral gaúcho e no leste de Santa Catarina. As temperaturas na região podem variar entre 9º C e 40º C. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 100%.
A previsão do tempo na região Nordeste do País é de tempo firme. Segundo a previsão, existem condições para pancadas isoladas apenas no noroeste do Maranhão. Nas demais áreas, tem sol e calor predominando, com baixos índices de umidade relativa do ar. A temperatura deve variar entre 15 e 40 graus. A umidade relativa do ar fica em torno de 35%, podendo chegar a cerca de 12%.
Ainda tem chuva espalhada por grande parte da região Norte do país, com potencial para temporais entre o Acre, Amazonas, Rondônia e oeste do Pará. Enquanto isso, tempo firme, sem chance de chuva, entre o Tocantins e parte do Pará. Nessas localidades, no sul do Amazonas e em Rondônia, a temperatura pode passar dos 40ºC nas horas mais quentes do dia. Em Tocantins, a umidade relativa do ar pode ter mínima variando entre 12% e 20%.
A região Centro-Oeste do país deve receber chuva no extremo sul de Mato Grosso do Sul. Rajadas de vento de moderada intensidade são esperadas para o estado e essa chuva vem acompanhada de trovoadas e eventual queda de granizo. Deve chover ainda no extremo norte de Mato Grosso, mas de forma menos intensa. Tempo firme e sem perspectiva de chuvas em Goiás e no Distrito Federal por conta da atuação da massa de ar seco pela área. Por conta disso, a temperatura deve se manter entre 24 e 36 graus em toda a região. Na maior parte dos estados, a umidade relativa do ar segue em níveis críticos abaixo dos 12%.