22/10/2019 às 13h07min - Atualizada em 22/10/2019 às 13h07min

Governo de São Paulo inaugura presídio em Lavínia

Centro de Detenção Provisória tem celas automatizadas, raio-X, portal detector de metais e escâner corporal.

O Governador João Doria (PSDB) inaugurou, nesta terça-feira (22), o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Lavínia - SP. O valor investido na obra foi de R$ 55,8 milhões do Tesouro Estadual. O presídio tem área construída de 11.514,18 m² e capacidade para abrigar 847 presos provisórios.

“São Paulo é o Estado que vai inaugurar o maior número de presídios neste ano. Até 31 de dezembro, serão 12 novos presídios e mais de 6,5 mil vagas oferecidas ao sistema prisional, com qualidade e segurança. O melhor sistema prisional é o de São Paulo. Você não tem notícias de revoltas e conflitos. Os agentes prisionais são bem preparados”, disse Doria. A nova unidade está localizada na estrada municipal Manoel Caetano, km 4,3, a cerca de 600 quilômetros da capital.

A unidade já foi entregue totalmente automatizada. Desenvolvido 100% por técnicos da Secretaria de Administração Penitenciária, trata-se de um sistema automático para abertura e fechamento de portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária. A nova unidade foi inaugurada também com todos os equipamentos de segurança, incluindo raio-X, portal detector de metal e escâner corporal.

“São Paulo está ofertando metade das vagas prisionais que o Brasil está oferecendo em 2019. É o Governo do Estado fazendo o seu papel na custódia dos apenados, na prática de reinserção social, oferecendo vagas e trabalhando para que o indivíduo saia da prisão e não torne a voltar”, afirmou o Secretário da Administração Penitenciária, Nivaldo Cesar Restivo.

O Centro de Detenção Provisória é um estabelecimento para presos que aguardam julgamento. Ele foi projetado com características diferenciadas, aproveitando as experiências dos que já estavam em funcionamento. Os novos CDPs possuem pavilhões de trabalho e de serviço como cozinha industrial - onde os próprios presos preparam os alimentos -, salas de aula, além de inclusão, saúde, lavanderia e padaria, que são setores já existentes em penitenciárias. O CDP também possui sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp