18/09/2020 às 02h42min - Atualizada em 18/09/2020 às 02h42min

Presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, abandona disputa presidencial

A então candidata aparecia em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de votos, atrás do candidato indicado por Evo Morales e do ex-presidente Carlos Mesa.

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, anunciou nesta quinta-feira (17) que deixará a disputa presidencial. A decisão foi tomada um dia depois da divulgação da pesquisa Tu Voto Cuenta mostrar que Luis Arce, ex-ministro da Economia de Evo Morales, ganharia a disputa no primeiro turno.

Em um pronunciamento gravado, Áñez disse que tomou a decisão de retirar sua candidatura para as eleições de 18 de outubro “pelo bem maior” e para evitar que os votos de oposição ao partido de Morales, Movimento para o Socialismo (MAS), fiquem dispersos em candidaturas diversas.

A atual presidente boliviana anunciou sua candidatura ainda em janeiro deste ano, ao lado do vice Samuel Doria Medina pela coligação Juntos, que agregava os partidos Democratas e Unidade Nacional com outras organizações locais.

Uma pesquisa divulgada na quarta mostrou Añez quase 30 pontos percentuais atrás do primeiro candidato. Segundo a pesquisa, Luis Arce teria 40,3% dos votos, contra 26,2% do ex-presidente Carlos Mesa e 10,6% de Jeanine Añez.

Para evitar um segundo turno, o vencedor do pleito precisa de pelo menos 40% dos votos válidos no primeiro, e de uma vantagem de pelo menos 10 pontos para o segundo colocado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp