22/08/2020 às 19h32min - Atualizada em 22/08/2020 às 19h32min

NASA desbanca tese de Bolsonaro e aponta que queimadas são fruto de desmatamento

Análise da agência espacial dos EUA, NASA, conclui que a maior parte dos incêndios na Amazônia brasileira desde junho ocorreu em áreas desmatadas.

Análise feita pela NASA (agência espacial dos Estados Unidos) sobre desmatamentos na região da Amazônia conclui que as queimadas no território brasileiro desde junho são fruto principalmente de desmatamento ocorridos recentemente. Segundo reportagem do jornal O Globo, 54% do fogo na Amazônia em 2020 têm origem no desmatamento.

A avaliação contraria posicionamentos de Jair Bolsonaro (Sem Partido) e Hamilton Mourão (PRTB), que sempre insistiram em dizer que não havia relação entre focos de incêndio e os índices de desmatamento.

A análise da NASA é baseada em uma nova ferramenta da agência, desenvolvida em parceria com a Universidade da Califórnia em Irvine, nos EUA, e com a Universidade Cardiff, no País de Gales, que classifica os incêndios na Amazônia, informa reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

A análise é feita a partir das características do fogo, como tamanho e comportamento, para identificar se os incêndios surgiram a partir de desmatamentos ou limpeza de pasto, por exemplo. As queimadas ligadas a desmatamentos, por exemplo, são maiores, duram mais tempo e apresentam colunas de fumaças maiores, explica a reportagem, com base na análise.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp