11/08/2020 às 18h08min - Atualizada em 11/08/2020 às 18h08min

Kamala Harris é escolhida candidata a vice-presidente na chapa de Joe Biden

Candidato do Partido Democrata fez anúncio pelas redes sociais. Se derrotarem Donald Trump, senadora será a primeira mulher eleita vice-presidente dos EUA.

O candidato do Partido Democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, escolheu como companheira de chapa a senadora Kamala Harris, de 55 anos. Caso vençam Donald Trump nas eleições de novembro, ela será a primeira mulher eleita a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos.

Biden usou as redes sociais para anunciar o nome de Harris nesta terça-feira (11) e oficializar a promessa de ter uma mulher como candidata a vice na corrida presidencial.

“Eu tenho a grande honra de anunciar que escolhi Kamala Harris - uma lutadora destemida pelos pequenos e uma das melhores servidores públicas do país - como minha parceira de chapa”, escreveu.

O candidato a presidente mencionou o filho morto em 2015, Beau Biden, que também atuou como procurador. Segundo ele, os dois trabalharam juntos.

“Eu era orgulhoso deles, e agora sinto orgulho de tê-la como minha parceira nesta campanha”, disse.

Senadora pelo estado da Califórnia desde 2017, Harris chegou a se apresentar como pré-candidata à Casa Branca e liderou algumas das pesquisas internas do Partido Democrata. No entanto, foi perdendo apoio até deixar de vez a corrida presidencial.

Harris nasceu de pais imigrantes: um pai jamaicano e uma mãe indiana, que, inclusive, se notabilizou pela pesquisa na área de câncer e como ativista de direitos civis.

Formada em direito e ex-procuradora do Distrito de San Francisco e do estado da Califórnia, a agora candidata a vice ganhou projeção nacional ao questionar duramente , em sabatinas no Senado, indicados por Trump para cargos de juiz da Suprema Corte e de Secretário de Justiça.

Apesar de os EUA nunca terem elegido uma mulher como vice-presidente, Kamala Harris será a terceira candidata ao cargo por um dos partidos majoritários do país. Nos últimos meses, Biden demonstrou que queria escolher uma mulher não branca como parceira de candidatura - o que levantou a possibilidade de outros nomes, como a ex-embaixadora dos EUA na ONU Susan Rice.

Em 1984, Geraldine Ferraro concorreu como vice na chapa do democrata Walter Mondale. Em 2008, Sarah Palin foi parceira na candidatura do republicano John McCain. Ambas perderam para as candidaturas encabeçadas por Ronald Reagan e Barack Obama, respectivamente.

Biden, inclusive, foi o vice-presidente de Obama nos dois mandatos à frente da Casa Branca, entre 2009 e 2017. Atualmente, quem ocupa o posto é o republicano Mike Pence, que também concorre à reeleição na chapa de Donald Trump.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp