25/07/2020 às 16h37min - Atualizada em 25/07/2020 às 16h37min

Evo Morales: está provado que o golpe foi dado para roubar o lítio da Bolívia

Para Evo Morales, a declaração de Elon Musk, em defesa do golpe na Bolívia, é mais uma “prova de que o golpe foi dado pelo lítio boliviano”.

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou estar provado que o golpe na Bolívia, ocorrido no ano passado, ocorreu pelo interesses no lítio do país, após o bilionário Elon Musk afirmar que golpeará quem quiser.

Após ser criticado por envolvimento no golpe na Bolívia, o bilionário Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo, CEO da Tesla e da SpaceX, reagiu a um comentário de um seguidor afirmando que não é do interesse do povo norte-americano “o governo dos EUA organizando um golpe contra Evo Morales na Bolívia” para que ele “possa obter lítio”. Musk afirmou: “nós iremos golpear quem quisermos. Lidem com isso!”

Para Evo Morales, a declaração é mais uma “prova de que o golpe foi dado pelo lítio boliviano”. “Defenderemos sempre nossos recursos”, reforçou o ex-presidente, que foi deposto pelo golpe militar no ano passado.

“Mais de 50% dos depósitos de lítio globais se encontram no ‘Triângulo do Lítio’ - com fontes do material concentradas na Argentina, Bolívia e Chile. Os desertos montanhosos da Bolívia - o Salar de Uyuni - têm de longe as maiores reservas conhecidas”, segundo reportagem do site Brasil de Fato.

Morales denunciava, quando estava no poder, que o lítio não deveria ser vendido a multinacionais. Após o golpe, a tendência, como acenou o candidato a vice da presidente interina Jeanine Áñez, é abrir as portas para que empresas como a Tesla explorem o recurso no país.

O empresário boliviano Samuel Doria Medina, candidato a vice de Áñez, defendeu, com a possível vinda da Tesla para a América do Sul, a construção de “uma gigante fábrica no Salar de Uyuni para fornecer baterias de lítio”.

A revelação de que o bilionário Elon Musk atuou no golpe de estado contra Evo Morales na Bolívia talvez explique também a participação do governo brasileiro no processo, já denunciada por partidários de Evo Morales. Coincidência ou não, Eduardo Bolsonaro passou a prometer que traria uma fábrica da Tesla para o Brasil, de acordo com reportagem do jornal O Globo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp