05/07/2020 às 12h11min - Atualizada em 05/07/2020 às 12h11min

Pilotos se ajoelham em protesto contra o racismo antes do GP da Áustria

Lewis Hamilton, único piloto negro no grid e ativista, cobrou diversas vezes um posicionamento da F1 para causas sociais e liderou o protesto deste domingo.

A atual temporada da Fórmula 1 tem seu início neste domingo (5) com o GP da Áustria e, antes mesmo do início da corrida, pilotos e membros das equipes se ajoelharam, ecoando as manifestações antirracistas que invadiram vários países depois da morte do ex-segurança George Floyd por um policial branco nos Estados Unidos.

A Fórmula 1, por meio de seu perfil oficial no Twitter, divulgou o vídeo em que mostra o protesto. Vestindo camisas com a frase “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam), os pilotos se ajoelharam em frente à linha de chegada.

Eles também trouxeram a mensagem “End Racism” (Fim ao Racismo). O movimento foi liderado pelo hexacampeão mundial Lewis Hamilton Único negro da categoria, o piloto inglês da Mercedes é uma das personalidades do esporte mais engajadas em temas sociais e recentemente criticou a Fórmula 1 pelo silêncio sobre o racismo nos últimos anos, afirmando que há pouco esforço para que a categoria seja mais igualitária. Nesta temporada, ele usará um macacão preto em vez do tradicional branco. Seu carro também carrega mensagens contra o racismo.

Mas nem todos aderiram à manifestação antirracista. Max Verstappen, Charles Leclerc, Carlos Sainz Jr., Daniil Kvyat, Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi não repetiram o resto da maioria e preferiram ficar de pé.

No sábado, a Associação de Pilotos (GPDA, na siga em inglês) disse que seus membros fizeram várias reuniões virtuais para discutirem qual seria a melhor forma de expressar coletivamente o apoio à causa.

“Todos os 20 pilotos estão unidos, junto com seus times, contra o racismo e o preconceito, acatando os princípios de diversidade, igualdade e inclusão e apoiando o compromisso da Fórmula 1 com eles”, afirmou a entidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp