24/06/2020 às 11h42min - Atualizada em 24/06/2020 às 11h42min

Juntos contra a fome: Desafio 10x10 convida sociedade a arrecadar alimentos para população carente

Centro Universitário Newton Paiva Newton mobiliza comunidade acadêmica a participar da gincana solidária e digital.

A pandemia do novo coronavírus ressaltou as desigualdades sociais existentes no Brasil e os desafios relacionados ao acesso à alimentação, água, saúde. Diante deste cenário, uma pergunta motivadora: e se a gente virasse o jogo contra a fome? Com esse foco em mente, a Newton se une ao Desafio 10x10 e participa da campanha digital e colaborativa, que busca arrecadar doações que serão convertidas em vales-alimentação distribuídos, durante três meses, para famílias carentes espalhadas pelo Brasil em comunidades de baixa renda.

Segundo pesquisa Data Favela, elaborada pelo Instituto Locomotiva, 86% dos moradores de favelas no Brasil, estando em casa sem renda, teriam dificuldade para comprar comida. Os dados correspondem a abril de 2020. O nome do Desafio 10x10 é inspirado no próprio objetivo da ação: dez milhões de jovens deverão mobilizar o Brasil para alimentar dez milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em Minas Gerais, o Centro Universitário Newton Paiva participa da ação, incentivando toda sua comunidade acadêmica a entrar nesta iniciativa. A ação é conduzida a partir de dois pilares: mobilizar pelo jovem e ativar o poder do brincar, promovendo uma gincana cooperativa digital.

O Desafio 10x10 foi idealizado por Edgard Gouveia Jr, especialista em jogos cooperativos e transformadores e fundador da Jornada X, Eduardo Lyra, fundador do Instituto Gerando Falcões, Celso Athayde, fundador da Central Única de Favelas (CUFA) e Gerson Pacheco, diretor da ChildFund Brasil.

Como funciona - Durante quatro semanas, paixões como natureza, saberes, inovação e tecnologia, sabores, games, música e artes, esportes, humor vão competir entre si para ver qual delas vai pulsar mais forte e arrecadar mais doações para o Desafio 10x10 contra a fome. Cada paixão contará com o apoio de representantes: artistas, influenciadores, esportistas, empresários, celebridades. Na prática, de 22 de junho a 22 julho, os fãs das maiores paixões nacionais vão “coopetir” entre si, convidado todos a contribuírem.

As doações são recebidas no site https://desafio10x10.com.br/, feitas de maneira simples e rápida por qualquer pessoa. Basta escolher uma das paixões e colaborar para que ela vença o desafio contra a fome. O valor arrecadado se transforma em vales-alimentação, distribuídos para milhares de famílias. A distribuição será feita em parceria com as organizações ChildFund, CUFA e Gerando Falcões.

Movimento solidário - A Newton faz parte de outras ações sociais diante da pandemia da COVID-19, como a produção e doação, por meio do Fab Lab Newton, de escudos faciais e de caixas de intubação para hospitais e profissionais que atuam na linha de frente no combate ao vírus, e o desenvolvimento do game Heróis da Pandemia com informações de conscientização sobre o novo coronavírus, em parceria com a Facens, Centro Universitário de Sorocaba.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp