09/06/2020 às 18h55min - Atualizada em 09/06/2020 às 18h55min

Governo obedece ordem do STF, e Ministério da Saúde volta a divulgar dados completos da Covid-19

Informações vinham sendo omitidas desde a última semana, gerando críticas de autoridades, entidades e pesquisadores. Alexandre de Moraes determinou retorno dos dados ao portal.

O Ministério da Saúde voltou a divulgar, na tarde desta terça-feira (9), os números acumulados e os índices proporcionais dos contágios e mortes em decorrência do coronavírus. Esses dados estavam ausentes da divulgação oficial deste a última sexta-feira (5).

Durante esse intervalo, o portal do ministério sobre a Covid-19 divulgou somente os casos e mortes confirmados nas 24 horas anteriores.

A mudança gerou críticas de autoridades e especialistas. Na noite de segunda-feira (8), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a retomada do formato original.

Até as 16h30 desta terça-feira, o portal ainda exibia os dados compilados na noite de segunda-feira.

Com o formato atualizado nesta terça, o Ministério da Saúde cumpre, na íntegra, os dados solicitados na ação.

A lista de dados inclui:

  • número de casos confirmados, pacientes recuperados e óbitos em decorrência da Covid-19 nas últimas 24 horas;
  • número total de casos confirmados, pacientes recuperados e óbitos em decorrência da Covid-19;
  • número de casos, óbitos e recuperados por dia de ocorrência;
  • número de hospitalizados com confirmação de Covid-19 e com SARS (síndrome respiratória aguda) em enfermaria e UTI por unidade de saúde, município e estado.

“A gravidade da emergência causada pela pandemia do Covid-19 exige das autoridades brasileiras, em todos os níveis de governo, a efetivação concreta da proteção à saúde pública, com a adoção de todas as medidas possíveis para o apoio e manutenção das atividades do Sistema Único de Saúde”, escreveu Moraes na decisão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp