01/06/2020 às 10h23min - Atualizada em 01/06/2020 às 10h23min

Bolsonaro nomeia assessor de líder do Centrão para presidência do FNDE

Orçamento de fundo nacional da Educação foi de R$ 55 bi em 2019. Jair Bolsonaro passou a entregar cargos ao Centrão nas últimas semanas.

Jair Bolsonaro (Sem Partido) nomeou o chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PP), Marcelo Lopes da Ponte, para a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A nomeação, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (1°), foi assinada pelo ministro da Casa Civil, General Braga Netto.

Foi publicada também a exoneração da antiga presidente do FNDE, Karine Silva dos Santos.

No último dia 19, a agenda do ministro da Educação, Abraham Weintraub, registrou uma reunião com Marcelo Lopes da Ponte, para tratar do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também estava prevista a participação de deputado Arthur Lira (PP), um dos líderes do chamado Centrão.

Nas últimas semanas, Jair Bolsonaro passou a negociar cargos do governo com o Centrão. Cargos-chave em órgãos como o FNDE e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) foram entregue a nomes indicados pelo grupo.

O Centrão reúne partidos de orientação de centro-direita, como o PP de Ciro Nogueira. Pela quantidade de deputados que possui, pode ser decisivo em votações no Congresso. Bolsonaro quer construir uma sustentação política que evite, por exemplo, a abertura de um processo de impeachment contra ele.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp