31/05/2020 às 19h03min - Atualizada em 31/05/2020 às 19h03min

Celso de Mello compara Brasil à Alemanha de Hitler e diz que bolsonaristas “odeiam a democracia”

Em mensagem enviada a ministros da corte, magistrado pede resistência à “destruição da ordem democrática”.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello enviou uma mensagem a colegas da Corte em que cita uma “intervenção militar” pretendida por bolsonaristas. A informação é do Portal Vortex.

O decano estaria preocupado com a estabilidade na democracia do Brasil. Celso, que está a 6 meses de se aposentar compulsoriamente, diz que o momento que vive o Brasil, “guardadas as devidas proporções”, assemelha-se à ascensão de Adolf Hitler na Alemanha e a queda subsequente da República de Weimar, com a imposição de “um sistema totalitário de poder”.

“É preciso resistir à destruição da ordem democrática, para evitar o que ocorreu na República de Weimar, quando Hitler não hesitou em romper e nulificar a progressista, democrática e inovadora Constituição de Weimar”, escreve o magistrado.

Celso de Mello é relator de um inquérito em andamento no STF que apura interferência política de Jair Bolsonaro (Sem Partido) na Polícia Federal (PF). A atitude foi apontada pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro e teria se dado durante a reunião ministerial de 22 de abril. O encontro foi tornado público pelo Ministro.

Eis a mensagem encaminhada pelo ministro:

“GUARDADAS as devidas proporções, O “OVO DA SERPENTE”, à semelhança do que ocorreu na República de Weimar (1919-1933) , PARECE estar prestes a eclodir NO BRASIL ! É PRECISO RESISTIR À DESTRUIÇÃO DA ORDEM DEMOCRÁTICA, PARA EVITAR O QUE OCORREU NA REPÚBLICA DE WEIMAR QUANDO HITLER, após eleito por voto popular e posteriormente nomeado pelo Presidente Paul von Hindenburg , em 30/01/1933 , COMO CHANCELER (Primeiro Ministro) DA ALEMANHA (“REICHSKANZLER”), NÃO HESITOU EM ROMPER E EM NULIFICAR A PROGRESSISTA , DEMOCRÁTICA E INOVADORA CONSTITUIÇÃO DE WEIMAR, de 11/08/1919 , impondo ao País um sistema totalitário de poder viabilizado pela edição , em março de 1933 , da LEI (nazista) DE CONCESSÃO DE PLENOS PODERES (ou LEI HABILITANTE) que lhe permitiu legislar SEM a intervenção do Parlamento germânico!!!! “INTERVENÇÃO MILITAR”, como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e odeiam a democracia, NADA MAIS SIGNIFICA, na NOVILÍNGUA bolsonarista, SENÃO A INSTAURAÇÃO , no Brasil, DE UMA DESPREZÍVEL E ABJETA DITADURA MILITAR!!!!”


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp