A Casa Branca divulgou nesta segunda-feira (25) um comunicado antecipando para quarta-feira (27) o início de novas restrições de viagens do Brasil aos Estados Unidos.
As restrições, que constam em decreto assinado pelo presidente Donald Trump, entram em vigor às 23h59 de terça-feira, no horário da Costa Leste norte-americana (0h59 em Brasília). Anteriormente, elas começariam na sexta-feira (29).
No domingo, a Casa Branca anunciou a proibição de entrada nos EUA de passageiros provenientes do Brasil, dois dias depois do país ter se tornado o número 2 no mundo em casos de coronavírus.
A partir desta quarta-feira não poderão entrar nos EUA estrangeiros que tiverem passado pelo Brasil nos últimos 14 dias antes de tentarem ingressar no país.
A restrição não será aplicada a pessoas que residam nos Estados Unidos ou sejam casadas com um cidadão americano ou que tenha residência permanente no país, Filhos ou irmãos de americanos ou residentes permanentes também poderão entrar, desde que tenham menos de 21 anos.
Membros de tripulações de companhias aéreas ou pessoas que ingressem no país a convite do governo dos EUA também estão isentas da proibição.
A cada semana, mais de 1.500 passageiros chegam a aeroportos dos EUA vindos do Brasil. Entre 11 e 17 de maio, cerca de 1.800 viajantes do Brasil entraram nos Estados Unidos.