29/04/2020 às 15h54min - Atualizada em 29/04/2020 às 16h10min

Uso de máscara será obrigatório no transporte público de São Paulo a partir de segunda-feira (4)

A obrigatoriedade estava sendo estudada nos últimos dias e foi confirmada nesta quarta-feira (29) pelo governador João Doria (PSDB), em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

A partir de segunda-feira (4), passageiros do transporte público paulista - Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) - e dos ônibus municipais da capital deverão usar máscaras nos veículos e dependências das estações, terminais e pontos. A medida também vale para clientes de táxis ou de corridas por aplicativo.

A obrigatoriedade estava sendo estudada nos últimos dias e foi confirmada nesta quarta-feira (29) pelo governador João Doria (PSDB), em coletiva no Palácio dos Bandeirantes. O decreto com as regras será publicado nas edições de quinta-feira (30) do Diário Oficial da cidade e do Estado de São Paulo.

O uso das máscaras no transporte público e privado é mais uma estratégia para combater o contágio do novo coronavírus (Sars-CoV-2). O Estado de São Paulo concentra o maior número de casos e mortes do país - 24.041 diagnósticos e 2.049 óbitos -, sendo a capital paulista epicentro da doença.

A fiscalização dos usuários é responsabilidade das empresas e prestadores de serviços responsáveis pelo transporte dos passageiros. Não deve ser permitida a entrada e permanência de pessoas sem máscaras nas estações, vagões e ônibus. “As empresas serão fiscalizadas pelos órgãos estaduais e municipais e advertidas se identificarmos o não cumprimento desta determinação. Depois da advertência, serão multadas”, explicou o governador.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp