28/04/2020 às 11h04min - Atualizada em 28/04/2020 às 11h04min

The Intercept: Lava Jato suspeitava que Alexandre Ramagem era policial corrupto

Há quase 5 anos, a força-tarefa da Lava Jato desconfia de Alexandre Ramagem, delegado da Polícia Federal e estopim da demissão de Sergio Moro, que não o queria na direção do órgão, ao contrário de Bolsonaro. Essas são as novas informações divulgadas pelo The Intercept Brasil, sob a série “Vaza Jato”.

Alexandre Ramagem - Foto: Reprodução/The Intercept

O delegado Alexandre Ramagem nem foi oficialmente apresentado como novo chefe da Polícia Federal (PF), como quer Jair Bolsonaro(Sem Partido), e já enfrenta dura resistência devido à intimidade que ostenta com os “primeiros filhos” da República.

A força-tarefa da Lava Jato, no entanto, já desconfiava de Ramagem há mais de 5 anos. Segundo o The Intercept Brasil, para os procuradores do Ministério Público Federal (MPF), Ramagem era um nome ligado ao PT que estaria buscando “melar” a operação.

A reportagem do site fundado por Glenn Greenwald destaca que “além disso, se preocupavam com a amizade que o nome de Bolsonaro para a Polícia Federal mantinha com um procurador preso e denunciado pela venda de informações de investigação ao grupo JBS. Essas duas suspeitas foram compartilhadas por Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato, em conversas no aplicativo Telegram que foram entregues ao The Intercept. A desconfiança surgiu em 2015, quando Deltan Dallagnol dividiu uma preocupação com os colegas do MPF sobre um delegado oculto até aquele momento”.

Leiam trechos das mensagens de Deltan Dallagnol, coordenador da operação:

21 de julho de 2015 - Grupo PF - MPF Lava Jato 2

  • Deltan Dallagnol - 00:52:00 - Info de inteligência: Fanton tem grande amigo, carioca, na direção geral, o qual é mto ligado ao PT, e esperaria favor político futuro em troca de infos para melar o caso, segundo algumas fontes dizem
  • Luciano Flores - 07:35:00 - Hummm valeu, Deltan! Vamos ver se procede essa história do Fanton…
  • Marcio Anselmo - 09:22:41- [Mensagem não encontrada]
  • Anselmo - 09:22:45 - Hein?
  • Carlos Fernando dos Santos Lima - 10:57:24 - Se tiverem o nome desse suposto delegado carioca, me avisem para eu poder passar para o pessoal nosso que está acompanhando as investigações.
  • Igor Romário de Paula - 11:01:22 - Pode deixar… Estou o do hoje para Brasília e vou tentar descobrir

Segundo o The Intercept, “já naquela época a Lava Jato vivia em guerra com o delegado Mario Fanton, que havia acusado seus colegas paranaenses de manipulação de provas e que acabou denunciado por violação de sigilo funcional”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp