06/04/2020 às 10h30min - Atualizada em 06/04/2020 às 10h30min

Igrejas ocupam mais de 636 imóveis de luxo da União e pagam apenas 2% do valor do terreno

663 salas comerciais, apartamentos, terrenos, galpões e residências em condomínios de luxo, comprados com dinheiro público, estão ocupados por igrejas.

Instituições religiosas ocupam cerca de 663 imóveis da União e pagam no máximo 2% do valor do terreno. A inadimplência dos ocupantes de imóveis da União chega a quase R $ 1 bilhão no País, conforme dados do Ministério da Economia. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo, no domingo (5).

Segundo o levantamento feito pelo jornal, a partir de dados obtidos através da Lei de Acesso a Informação (LAI) e registros de cartórios, as entidades religiosas usam propriedades de luxo em galpões, terrenos, condomínios e residências como moradia de dirigentes.

De acordo com a reportagem, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, popularmente conhecida como mórmon, paga um imposto anual de R$ 805 à União para usar um apartamento de 273 metros quadrados na Península, região com torres de alto padrão na Barra da Tijuca , na zona oeste do Rio . Um imóvel com o tamanho semelhante no mesmo local pode ser encontrado a partir de R $ 1,9 milhão ou alugado por, no mínimo, R $ 6 mil mensais.

Já a Primeira Igreja Batista da Barra da Tijuca, usa um outro imóvel, no Jardim Oceânico, a paga aos cofres públicos uma taxa de R $ 1,4 milhão por ano pelo uso de um apartamento em uma das áreas mais valorizadas do Rio. Próxima à praia, com amplo comércio e acesso ao metrô, unidade nessa região custa pelo menos R $ 1,5 milhão ou R $ 9 milhões mensais.

Ainda segundo o levantamento, a Igreja Universal do Reino de Deus também utiliza imóveis da União localizados em condomínios de alto padrão na Grande São Paulo, como Alphaville 3 e o Tamboré 1, local onde moram empresários, artistas e atletas famosos.

De acordo com o jornal, Bolsonaro já autorização a ocupação de três imóveis por igrejas evangélicas, sendo uma sala comercial para a igreja Universal do Reino de Deus, e uma sede para a Assembleia de Deus Ministério Bethel, ambos em Vitória, capital do Espírito Santo. Além disso, houve a liberação de uma casa para a Igreja Apostólica Restauração do Povo de Deus, em Tramandaí, litoral do Rio Grande do Sul. Todas as autorizações ocorreram em 2019, primeiro de mandato do presidente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp