02/07/2024 às 14h11min - Atualizada em 02/07/2024 às 14h11min

Lançamento “Ventre Forte”

A exibição de lançamento acontece no dia 27 de julho, às 19h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, seguido de roda de conversa.

Redação
Foto: Divulgação
No dia 27 de julho o coletivo Baciada das Mulheres do Juquery lança seu novo filme “Ventre Forte”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do município de Franco da Rocha – SP, com exibição gratuita.

O filme é um documentário média metragem, de 30 minutos, produzido a partir de entrevistas com mulheres de saberes tradicionais, como benzedeiras e curandeiras, e mulheres que em suas práticas bebem nesses ofícios, como doulas, terapeutas, ginecologistas naturais, enfermeiras obstétricas, e psicólogas perinatais, trazendo a partir de um olhar sensível, a discussão política sobre os saberes, a saúde, os direitos e o empoderamento feminino.
 
A exibição de lançamento acontece no dia 27 de julho, às 19h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, seguido de roda de conversa.
 
Posteriormente o filme será exibido na Mostra de cinema da Lei Paulo Gustavo, no Cine Estação, no dia 14 de agosto, às 20h.
 
O filme “Ventre forte” é continuidade da pesquisa do projeto “Mulheres e Saberes”, idealizado e produzido por Meire Ramos, co-fundadora do Coletivo Baciada das Mulheres do Juquery. Em 2019, através do ProAC municípios, a artista realizou a pesquisa e exposição fotográfica documental de mulheres francorrochenses que exerciam ofícios tradicionais.
 
Por vir de encontro com ideais do coletivo Baciada das Mulheres do Juquery, de promoção dos direitos da mulher e contribuição para o empoderamento feminino, neste novo projeto, o coletivo propôs revisitar o material colhido, e revisitar literalmente algumas das mulheres que foram entrevistadas naquele momento. O filme “Ventre forte” apresenta trechos do material filmado em 2019, e trechos filmados em 2024, abordando o olhar e conhecimento de senhoras que mantêm seus ofícios ancestrais como benzedeiras, e ampliando a pesquisa, englobando neste momento novas mulheres que desenvolvem trabalhos nas áreas de doulagem, ginecologia natural, terapias holísticas, enfermagem obstétrica e psicologia perinatal.
 
Interessava nesta nova pesquisa do filme traçar um paralelo entre esses ofícios, abordando a resistência histórica e sua presença dos saberes ancestrais na contemporaneidade, às vezes da maneira tradicional, às vezes se ramificando e se transformando, coexistindo e complementando as práticas modernas.
 
Em uma sociedade em que o direito sobre o corpo feminino foi historicamente negado à própria mulher, é necessário promover ações para reflexão e reparação, devolvendo a autonomia para as mulheres sobre o próprio corpo.
 
Este projeto foi contemplado e produzido com recursos do EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE PROJETOS DE FOMENTO EM AUDIOVISUAL, COM RECURSOS DA LEI COMPLEMENTAR Nº 195/2022 (PAULO GUSTAVO) Nº 012/2023
 
Ficha Técnica
Idealização e Produção Executiva: Meire Ramos
Direção: Camila Tarifa e Meire Ramos
Direção de Fotografia e Captação de Imagens: Mari Moura
Montagem: Beatriz Pomar
Som Direto: Luiza Akimoto e Dante Dantas
Trilha Sonora e Edição de Som: Luiza Akimoto
Fotografia de Making Of: Stefanie Bertholini
Design: Isabel Cristina
Audiodescrição e Legenda Descritiva: Coletivo Desvio Padrão
Roteiro de AD: Gabi Flores
Consultoria: Elaine Medeiros
Locução de AD: Maria Fernanda Carmo
Legenda Descritiva: Thais Ortega
Controle de Qualidade: Mariana Farcetta
 

Serviço
Lançamento do Filme: 27 de julho, às 19h
Local: Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Endereço: Av. Sete de Setembro, s/nº – Centro – Franco da Rocha – SP  
Entrada Gratuita
O filme possui legenda descritiva e a roda de conversa é acessível em libras.

Mais Informações
E-mail: [email protected] 
Instagram: www.instagram.com/baciadadasmulheresdojuquery
Fone: (11) 97157-8417 | Meire Ramos
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp