10/06/2024 às 13h41min - Atualizada em 10/06/2024 às 13h41min

Prefeitura de Belo Horizonte – MG imuniza mais de 7 mil crianças no Dia D de Vacinação contra a Pólio

As doses foram aplicadas nos 152 centros de saúde, em postos extras e no serviço de atenção à saúde do viajante, que funcionaram durante todo o dia.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
A Prefeitura de Belo Horizonte – MG vacinou 7.695 crianças contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) no último sábado (8), durante o Dia D de Vacinação contra a doença. As doses foram aplicadas nos 152 centros de saúde, em postos extras e no serviço de atenção à saúde do viajante, que funcionaram durante todo o dia.
 
A campanha de vacinação contra a Paralisia infantil segue até esta sexta-feira (14). Até o momento, já foram mais de 16 mil doses aplicadas nas crianças menores de 5 anos. Antes da campanha, a cobertura vacinal das crianças menores de 1 ano estava em 68,5%. No momento, o município já atingiu 75% de cobertura vacinal. A meta do Ministério da Saúde é de 95%.
 
O esquema vacinal varia de acordo com a idade. Para menores de 1 ano são três doses injetáveis, aos 2, 4 e 6 meses. As crianças de 1 a 4 anos que estiverem com esse esquema vacinal completo, recebem o reforço com a dose oral da vacina.
 
Para ser vacinado é necessário apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina, para a devida avaliação e registro da dose. A vacina é aplicada nos centros de saúde, em postos extras e no serviço de atenção à saúde do viajante. No portal da PBH podem ser verificados os endereços e locais de vacinação.
 
A poliomielite (paralisia infantil) é causada por um vírus que infecta crianças e adultos e pode provocar a imobilidade ou o enfraquecimento permanente de braços e pernas. O principal fator de risco é a baixa cobertura vacinal, o que torna a imunização uma das medidas mais importantes de prevenção.
 
Assistência e Promoção à Saúde
No sábado, centros de saúde também aproveitaram o Dia D para realizar ações de assistência e promoção à saúde. Foram realizados exames e reforçadas orientações sobre o cuidado com as doenças respiratórias, com a saúde bucal e sobre planejamento familiar. Também foram ofertadas vacinas que integram o calendário vacinal do SUS. Foram aplicadas mais de 14 mil doses, sem contar as da vacina contra a Paralisia Infantil.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp