19/04/2024 às 12h05min - Atualizada em 19/04/2024 às 12h05min

Prefeitura de Várzea Paulista – SP empossa a primeira composição do Conselho de Promoção da Igualdade Racial

Novo órgão de Várzea Paulista – SP atuará nas importantes causas da busca por novas políticas públicas contra a desigualdade racial e pela ampliação dos direitos de minorias como o povo preto.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Várzea Paulista - SP
Foto: Divulgação/Prefeitura de Várzea Paulista - SP
Várzea Paulista – SP viveu uma tarde histórica na última quinta-feira (18). A primeira composição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) foi empossada oficialmente pela Prefeitura, para o biênio 2024/2026. O novo e necessário órgão colegiado da cidade, que tem representantes do poder público e da sociedade civil organizada, buscará ampliar as políticas públicas para promover a igualdade entre as várias etnias e garantir os direitos de minorias como a comunidade negra. Além disso, atuará na fiscalização do poder público municipal e possibilitará a busca de novas verbas públicas para ações relacionadas a essas lutas históricas.
 
O prefeito professor Rodolfo Braga (PSD) assinou o termo de posse e os conselheiros foram certificados, oficializando a posse.
 
Relação completa dos membros
 
Representantes do poder público
Titulares
  • Ângela Aparecida dos Santos
  • Cleusa Gonçalves Duarte
  • Elaine Cristina Santos Queiroz
  • Tiago Santos da Silva
Suplentes
  • Newton Nery Feodippe de Souza
  • Taís Alvares de Oliveira
  • Luiz Felipe Pereira Machado
Representantes da sociedade civil
Titulares
  • Diana Verissimo Gomes Delpino
  • Edvaldo Pereira dos Santos
  • Jair Ficher
  • Regiane dos Santos França
Suplentes
  • Geovania Carmo de Carvalho
  • Debora Marcia Pereira
  • Sandro José de Moraes
Importância destacada
O prefeito destacou que, dos 645 municípios paulistas, Várzea Paulista passa a fazer parte dos 109 que possuem um Conselho de Promoção da Igualdade Racial. O mandatário declarou estar alegre com o momento histórico da cidade e sublinhou a grande relevância e necessidade de um colegiado para somar orientações e desenvolver, junto do poder público, políticas públicas, além de buscar novas iniciativas estaduais e federais.
 
“Contamos com vocês para promoverem conhecimento da legislação contra o racismo e promover políticas públicas, além de fazer a lei ser cumprida. Um exemplo da desigualdade é um dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levantado em 2021: a soma dos rendimentos da população negra equivale à metade dos auferidos pela branca, no Brasil”, declarou.
 
Braga ainda destacou duas atuações importantes para a viabilização do novo colegiado municipal: do assessor de Relações Institucionais da Prefeitura, João Pedro Cremaschi, e da diretora municipal de Programas Especiais de Desenvolvimento Social, Wagma Reny Leite.
 
Participações
Também estiveram presentes a conselheira do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo (CPDCN) Marlene Alves da Costa, o vice-prefeito, Fernando Pasqualino (Rede), o gestor executivo municipal de Governo e Administração, Júlio Pardal, a gestora executiva municipal de Cultura e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Renata Câmara, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FUSS), Abigail Braga, e a gestora municipal de Educação, Magali Souza.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp