17/04/2024 às 10h06min - Atualizada em 17/04/2024 às 10h06min

Mais de 100 pilotos disputam arrancada na pista SPID como se fosse na rua

A competição prepara a lista dos melhores pilotos na região 19 e elege o rei do asfalto.

Redação
Foto: Divulgação
Mais de 100 inscritos, de seis estados brasileiros, devem disputar a arrancada NoPrep, em Itatiba – SP, que é um tipo de competição que coloca em jogo a habilidade e coragem dos pilotos para controlar os carros de alta potência numa pista de 201 metros. O asfalto não recebe qualquer produto para aumentar a aderência dos pneus levando os pilotos de volta a arrancada tradicional. Nos Estados Unidos a prática é mostrada no programa “Corridas Proibidas”, da Discovery Turbo.
 
A prova tem cronometragem eletrônica, equipe de resgate e toda organização necessária para um grande evento, o que é característica da pista SPID, em Itatiba.  Mas por trás desta competição existe um trabalho educativo, que mostra que lugar de acelerar veículos e nas pistas.
 
A competição tem 8 categorias: Tração Dianteira, Tração Traseira, 4x4 – Integral, Categoria 6.5 Seg, Categoria 7.5 Seg, Categoria 8.0 Seg, Categoria 8.5 Seg e Categoria 9.5 Seg.  
 
Tem fuscas, chevettes, opalas e caravans. Os pilotos participam de treinos classificatórios com tomadas de tempo e depois começam as disputas no estilo mata-mata. Uma exigência é que o piloto precisa ter a carteira de habilitação válida.
 
Na Lista 19 não existe categorias... o que existe é um formato de chaveamento e o Shark Tank que define o ranking para uma possível ascensão do piloto na lista.
 
O NoPrep elege a lista da área 19 e o vencedor do papa-tudo, que é uma disputa que engloba todos os participantes do NoPrep.  O vencedor de cada categoria do NoPrep vai para um chaveamento... onde o campeão leva bolada em dinheiro como premiação. Na lista 19, o campeão ganha a possiblidade de disputar com pilotos de outras áreas a competição chamada Armagedon que em 2024, deve ser no meio do ano em Interlagos, São Paulo.  Para quem está na lista 19 precisa ter uma habilitação especial emitida pela Federação Paulista de automobilismo. 
 
As inscrições
Os pilotos devem fazer a inscrição pela internet https://agendaesportiva.com.br/no-prep-inscricoes-pilotos.  Na página tem todas as informações sobre as categorias, horários, regras e premiação.
 
Exposição de carros
No bolsão do complexo Spid vários carros vão ficar em exposição. São carros antigos, tunados e importados. Uma oportunidade para gosta de carros se reunir e trocar ideia.
 
A organização da exposição de carros é da ITT Car Club e Itaturbos.
Valor de exposição | carro + motorista – 40 reais
 
Ingressos
Antecipado pelo site – www.spiddragway.com.br e nas bilheterias do Spid no dia do evento.
 
Calendário Noprep 2024
  • Edição 1 – 20 de abril
  • Edição 2 – 15 de junho
  • Edição 3 – 10 de agosto
  • Edição 4 – 7 de setembro
  • Edição 5 – 26 de outubro
A Pista da Spid
A pista oferece um espaço com 1100 metros de extensão e 17 metros de largura. A estrutura garante a possibilidade de dois carros fazerem as arrancadas lado a lado. As provas podem ter formato de 201 ou 402 metros de aceleração contra o relógio.
 
A pista que foi projetada para oferecer o melhor desempenho aos carros e máxima segurança aos pilotos tem uma área de aceleração de 402 metros de concreto e o restante é de asfalto.
 
Ao final da pista vários equipamentos de segurança garantem a contenção de veículos em caso de falha dos freios. O projeto conta com pedra brita + rede de contenção + tambores d’agua e barreira final de contenção.
 
Serviço
NoPrep
Dia: 20 de abril
Horário: 9 da manhã
Ingressos: www.spiddragway.com.br
Inscrição para pilotos: https://agendaesportiva.com.br/no-prep-inscricoes-pilotos
São Paulo Internacional Dragway – Spid
Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, Km 30 – Itatiba – São Paulo – SP
https://spiddragway.com/
redes sociais: @spiddragway
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp