02/04/2024 às 22h41min - Atualizada em 02/04/2024 às 22h41min

Falta a consultas médicas chega a 46% em Atibaia – SP e gera desperdício

Prefeitura orienta munícipes a avisarem unidades de saúde sobre falta para que horário agendado possa ser usado por outro paciente.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Atibaia - SP
Foto: Divulgação/Prefeitura de Atibaia - SP
Quase metade dos pacientes não apareceu para consultas médicas agendadas nas unidades de saúde de Atibaia – SP em janeiro e fevereiro de 2024. Isso provoca uma série de problemas, desde aumento da demanda futura até desperdício e subutilização de recursos, já que os horários reservados poderiam ser disponibilizados para outros pacientes que precisam de atendimento.
 
Números
Os dados deste ano são alarmantes. Em janeiro e fevereiro, houve 28.402 consultas agendadas e 13.048 faltas (45,9%). Em 2023, 16,7% faltaram nas consultas agendadas, o que significa que 26.528 pessoas não compareceram em um total de 158.455 agendamentos.
 

Reaproveitamento de vagas
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que os pacientes evitem faltar nas consultas, exames e procedimentos. Se for inevitável, é essencial avisar a unidade de saúde com antecedência. O cidadão pode ligar na unidade e informar sobre a falta ou avisar pessoalmente. Também é necessário que todos estejam com cadastro e telefones atualizados para que a unidade possa entrar em contato informando sobre consultas e exames, com a possibilidade de reaproveitar vagas deixadas por usuários que avisaram sobre falta.
 
Prejuízos
O absenteísmo de pacientes, que é o ato de não comparecer às consultas ou aos procedimentos agendados sem qualquer aviso prévio ao local responsável pela realização, causa aumento nas filas de espera e ociosidade na utilização dos recursos previamente organizados para atender à demanda agendada. O paciente que não comparece gera desperdício de recursos públicos, acarretando atraso no diagnóstico e dificultando o tratamento adequado em tempo oportuno.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp