01/04/2024 às 21h00min - Atualizada em 01/04/2024 às 21h00min

Hospital de campanha de Belo Horizonte – MG completa um mês com mais de 5 mil atendimentos

A unidade funciona 24 horas por dia ao lado da UPA Norte, na Avenida Risoleta Neves, nº 2.580, Novo Aarão Reis, e tem como objetivo ampliar a assistência às pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Rodrigo Clemente/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Instalado pela Prefeitura de Belo Horizonte – MG na regional Norte, o hospital de campanha está completando um mês de funcionamento nesta segunda-feira (1º) com mais de 5 mil atendimentos e 752 internações realizadas. A unidade funciona 24 horas por dia ao lado da UPA Norte, na Avenida Risoleta Neves, nº 2.580, Novo Aarão Reis, e tem como objetivo ampliar a assistência às pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika.

Para o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, essa foi uma importante medida para garantir um atendimento mais ágil aos usuários com sintomas de arboviroses.
 
“Sabendo da pressão assistencial daquele momento, implementamos esse hospital e foi uma decisão muito acertada. Com a abertura de um local específico para acolher pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika, evitamos que mais de 5 mil pessoas procurassem a UPA Norte e outras unidades da rede SUS-BH que já estavam apresentando alta na busca por cuidados médicos”, reforçou.

A estruturação do hospital de campanha foi feita em parceria com o governo do Estado, que forneceu, por meio da Defesa Civil Estadual, uma tenda de 320m². O local conta com 40 leitos para a hidratação venosa de pacientes e é uma estratégia do Plano de Enfrentamento às Arboviroses do município. Além desse local, estão mantidos o funcionamento de outros dois hospitais temporários, nas regionais Oeste e Venda Nova.

O endereço dos outros hospitais, que também funcionam 24 horas por dia, pode ser verificado no portal da Prefeitura.

Outras unidades
Estão abertos ainda três Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs), nas regionais Centro-Sul, Barreiro e Noroeste/ Odlion Behrens. Esses equipamentos são porta aberta e ofertam, durante todos os dias da semana, cuidado de forma espontânea às pessoas que apresentam febre, dor no corpo e de cabeça, especialmente atrás dos olhos, além de manchas vermelhas na pele.

Também estão funcionando, durante 24 horas, três Unidades de Reposição Volêmica (URVs), que recebem exclusivamente os usuários encaminhados de centros de saúde, CAAs e UPAs, e que precisam de hidratação venosa e assistência contínua. Há também uma URV no Hospital Júlia Kubitschek, no Barreiro, e outra no Hospital Infantil João Paulo II, na Centro-Sul, que foram abertas em parceria com a Fhemig e atendem os usuários durante 24 horas.

Os endereços desses locais também podem ser verificados on-line.

Teleconsultas
Para ampliar a assistência à população, a Secretaria Municipal de Saúde está ofertando teleconsultas. O serviço também segue disponível para pessoas com sintomas de doenças respiratórias ou arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.

Os teleatendimentos são ofertados das 8h às 19h, com consultas sempre de segunda a sexta-feira. É importante destacar que esse serviço é complementar à rede assistencial e todos os moradores da capital, cadastrados em centros de saúde da cidade, têm direito ao serviço. Mais informações podem ser verificadas neste link.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp