22/03/2024 às 22h23min - Atualizada em 22/03/2024 às 22h23min

Por determinação de Lula, Defesa Civil Nacional fica à disposição da região Sudeste em função das fortes chuvas

Grupo de Apoio a Desastres (Gade) chega ao estado do Rio de Janeiro para dar assistência a prefeituras e defesas civis locais.

Redação
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil – A Defesa Civil do Rio de Janeiro segue monitorando os pontos de alagamento na cidade
Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), segue apoiando os municípios da região Sudeste, principalmente o Rio de Janeiro, estado mais atingido pelas fortes chuvas que tiveram início, com maior intensidade, no fim desta sexta-feira (22) e que devem se prolongar até domingo (24).
 
De acordo com a Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro, em Arraial do Cabo, um homem morreu após ser atingido por um raio na sexta-feira (22) no Pontal do Atalaia. Outras duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o hospital, o estado de saúde delas é estável. A Defesa Civil do município segue monitorando os pontos de alagamento na cidade.
 
Já em Petrópolis – RJ, foram contabilizados 49 registros de ocorrências por conta das fortes chuvas. As ocorrências registradas estão sendo atendidas. Foram registradas ocorrências de deslizamento de terra atingindo imóveis, inundação, alagamentos e quedas de árvores. A Defesa Civil informa que os 67 pontos de apoio do município encontram-se abertos desde a noite da última quinta-feira (21) para receber a população que reside em área de risco ou que se sinta insegura em sua residência.

O ministro Waldez Góes entrou em contato com o governador do Rio de Janeiro e com os prefeitos de cidades fluminenses. “Liguei há pouco para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, para reafirmar nosso compromisso de somar esforços no socorro ao povo petropolitano, que sente os impactos das chuvas no estado”, destacou o ministro. "Como determina o presidente Lula, estamos prontos, mais uma vez, para trabalhar junto com estados e municípios, a fim de atender as necessidades do povo brasileiro”, completou Waldez.
 
O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, já está no Rio de Janeiro. Integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) chegam neste sábado na capital carioca para ajudar o estado e as cidades a solicitarem situação de emergência ou estado de calamidade pública.
 
“Além disso, nós já estamos em contato com representantes dos ministérios da Saúde, da Defesa, da Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, dentre outros, para nos unirmos e atendermos o mais rápido possível a população atingida”, declarou o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.
 
Em seguida, os técnicos da Defesa Civil Nacional auxiliarão membros das cidades afetadas pelas fortes chuvas a fazerem os planos de trabalhos necessários para obter recursos do Governo Federal, seja para assistência humanitária, restabelecimento ou reconstrução.
 
Na quinta-feira (21), o MIDR promoveu uma coletiva para informar os cuidados e medidas que a população deve adotar em relação às fortes chuvas que atingem a região Sudeste. Também participaram da entrevista virtual representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
 
Orientações
Em áreas de risco, como encostas, por exemplo, é preciso ficar muito atento a qualquer sinal de movimentação do terreno, como trincas e rachaduras em postes e paredes. Se constatado qualquer um desses sinais em áreas de risco de deslizamento ou inundação, é importante contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193.
 
A Defesa Civil Nacional indica que a população cadastre os telefones celulares, enviando mensagens de texto para o número 40199 com o CEP da região onde mora, para passar a receber alertas por SMS. Além disso, é importante estar sempre atento às informações da Defesa Civil, principalmente dos municípios, que dão a primeira resposta aos desastres.
 
‌O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil já está mobilizado, assim como as defesas civis estaduais e municipais, que também vão ajudar a informar a população que reside nas áreas que podem ser atingidas.
 
Dicas de segurança
  • Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
  • Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp