22/03/2024 às 22h04min - Atualizada em 22/03/2024 às 22h04min

Palácio Itamaraty é reaberto para visitação do público neste sábado (23)

Visita guiada à sede, reconhecida pela arquitetura e pelas obras que abriga, é de graça e deve ser feita com agendamento prévio.

Redação
Agência Gov
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A partir deste sábado (23), o Palácio Itamaraty vai ser reaberto à visitação pública. Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1970, o palácio abriga o Ministério das Relações Exteriores.
 
As visitas gratuitas serão oferecidas em português, espanhol, francês, inglês e Libras (Língua Brasileira de Sinais), sempre conduzidas por profissionais capacitados do serviço de visitação cívico-educativa do Itamaraty. O local pode ser visitado mediante agendamento prévio eletrônico, de terça a domingo, das 8h30 às 18h.
 
Arquitetura e obras
O espaço foi concebido não apenas para abrigar a estrutura do Serviço Exterior Brasileiro, mas também como vitrine do Brasil. Assim, além de sua mundialmente reconhecida arquitetura moderna brasileira, o Palácio Itamaraty foi construído com materiais predominantemente nacionais, e seus espaços abrigam obras de renomados artistas nascidos ou naturalizados brasileiros, como Athos Bulcão, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Candido Portinari, Emanoel Araújo, Fayga Ostrower, Frans Krajcberg, Franz Weissmann, Iberê Camargo, Maria Martins, Marianne Peretti, Mary Vieira, Manabu Mabe, Roberto Burle Marx, Rubem Valentim e Tomie Ohtake, entre muitos outros.
 
Além disso, conta com mobiliário antigo, oriundo do Palácio Itamaraty no Rio de Janeiro, e com mobiliário moderno, que inclui peças de designers como Sérgio Rodrigues, Bernardo Figueiredo e Karl Heinz Bergmiller, desenhadas para o novo Palácio Itamaraty em Brasília, quando da transferência da capital.
 
Como visitar
As visitas ocorrem de terça a domingo e devem ser agendadas. Clique aqui.
  • Os agendamentos são feitos exclusivamente por meio de plataforma digital, com pelo menos 1h de antecedência do horário escolhido para a visita. Cada visitante deve ser cadastrado individualmente.
  • O(A) solicitante receberá uma mensagem eletrônica confirmando o agendamento. Somente após o recebimento dessa mensagem, o agendamento estará assegurado.
  • Recomenda-se chegar com 15 minutos de antecedência, para finalização do credenciamento. Nesse momento os(as) visitantes com idade igual ou superior a 13 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação com foto.
  • Em dias úteis (segunda a sexta-feira, exceto feriados), não será permitida a entrada nas dependências do palácio de visitantes descalços, trajando bermudas, shorts, chinelos, camisetas regatas e roupas curtas em geral, miniblusa, minissaias e minivestidos (acima da altura do joelho), calças desfiadas e com rasgos, decotes e fendas acentuadas, chapéus, bonés ou vestimentas não usuais.
As restrições acima não se aplicam a crianças de até 12 anos de idade, nem a grupos escolares uniformizados.
 
A visitantes indígenas e/ou estrangeiros(as) é permitida a utilização de vestimentas tradicionais durante a visita. O porte de armas é vedado em qualquer circunstância.
  • O Palácio Iatamaraty não dispõe de armários guarda-volumes. Não será permitida a entrada com:
  • bolsas, sacolas ou mochilas de grandes dimensões;
  • mochilas nas costas (devem ser colocadas para frente);
  • bebidas e alimentos (nem mesmo garrafas de água);
  • bastão de selfie, tripé e equipamentos similares.
Horários
As visitas gratuitas, de 75 minutos de duração, devem ser feitas com agendamento individual prévio.
  • De terça a sexta-feira, nos seguintes horários: 8h45, 9h15, 10h15, 10h45, 14h15, 14h45, 15h45 e 16h15.
  • Sábado, domingo e feriados: 8h30, 10h15, 14h15 e 16h00.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp