22/03/2024 às 18h19min - Atualizada em 22/03/2024 às 18h19min

Santa Casa de Atibaia – SP assina convênio para emissão de registro de nascimento

Funcionário do cartório ficará na maternidade para emissão do documento, de forma gratuita, dando mais conforto e segurança às famílias.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Atibaia - SP
Foto: Divulgação da Prefeitura de Atibaia - SP
A Santa Casa de Atibaia – SP assinou nesta quarta-feira (20) convênio com o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais local para emissão de certidão de nascimento das crianças nascidas na maternidade da Santa Casa, por meio de um funcionário do cartório que ficará no hospital, dando mais conforto e segurança às famílias.
 
A partir de abril
O serviço é gratuito e começa a partir de abril. A Santa Casa é o primeiro hospital de Atibaia a ser contemplado com tal comodidade, mas o projeto é levar o serviço às demais maternidades da cidade.
 
“Estamos dando um passo importante ao disponibilizar o acesso a esse tipo de serviço, que é essencial, dentro da Santa Casa. É mais conforto para as mães de Atibaia e mais segurança para as famílias com esse novo processo”, afirmou o prefeito Emil Ono (PSD), que assinou o convênio da Santa Casa, atualmente sob intervenção municipal.
 

“Ganho extraordinário”
O juiz corregedor permanente Rogério Correia Dias e o oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais, Marcelo Puccini, recepcionaram o prefeito Emil Ono no cartório para a cerimônia de assinatura do convênio para implantação e funcionamento da “Unidade Interligada” dentro da Santa Casa, que realiza cerca de 70 partos por mês.
 
“Esse convênio permite que as mães já saiam da maternidade com o registro e a certidão de nascimento de seus bebês. É um ganho extraordinário, especialmente para a população economicamente mais modesta. Isso também evita o “sub-registro”, ou seja, aquelas mães que, com pouca instrução ou sem recursos econômicos, supõem que possa custar caro, ou é longe, e acabam por não registrar seu filho”, disse o juiz corregedor.
 
O registro de nascimento é o marco da inclusão das pessoas no mundo dos direitos. Para o Estado, representa o acesso às informações do cidadão para a gestão de suas políticas públicas e a prestação dos serviços.
 

Nascidos na Santa Casa
Tanto o prefeito Emil Ono quanto o juiz Rogério são nascidos na Santa Casa de Atibaia, o que tornou a ação ainda mais emocionante e significativa, já que o serviço começa pelo hospital público.
 
“Sou filho de um pedreiro e de uma costureira, nascido, com muito orgulho, em 13 de janeiro de 1968, na Santa Casa de Misericórdia de Atibaia. Por isso, poder prestar esse serviço às crianças que, assim como eu, nascerão em tal maternidade, é para mim extraordinariamente significativo”, disse, emocionado, o juiz corregedor.
 
Durante a cerimônia, o prefeito Emil Ono recebeu de presente uma Certidão de Inteiro Teor de seu nascimento, com a imagem da assinatura do seu registro, feito por seu pai Takao Ono e, por isso, também se emocionou.
 
“Me deparar com um documento como esse aqui é bem emocionante. Também nasci na Santa Casa de Atibaia em 2 de maio de 1965 e implantar esse serviço nesse local também é muito representativo para mim. Parabéns ao dr. Rogério por toda a benfeitoria e facilidade de acesso aos serviços judiciais à população de Atibaia. E parabéns também ao oficial Marcelo pela iniciativa e por abraçar a cidade de Atibaia, levando seu cartório para dentro da Santa Casa”, finalizou Emil Ono.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp