18/03/2024 às 11h39min - Atualizada em 18/03/2024 às 11h39min

PF já tem elementos para indiciar Bolsonaro, Braga Netto e Heleno por tentativa de abolir a democracia

Investigadores dizem já ter provas suficientes de que Bolsonaro tramou contra as eleições, planejou uma maneira de permanecer ilegalmente no poder e conspirou contra instituições.

Redação
Portal Metrópoles
Foto: Reprodução/YouTube
Após meses de investigação minuciosa, a Polícia Federal (PF) avalia, segundo Guilherme Amado, do Portal Metrópoles, ter reunido elementos suficientes para indiciar Jair Bolsonaro (PL) e os ex-ministros Walter Braga Netto e Augusto Heleno pelo crime de tentativa de abolição do Estado democrático de direito.
 
Segundo a PF, as evidências incluem depoimentos cruciais dos ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica, general Freire Gomes e brigadeiro Baptista Júnior, respectivamente, bem como material probatório substancial, como o vídeo da reunião ocorrida em 5 de julho de 2022. Esses elementos, somados, descrevem um padrão de comportamento ao longo do ano de 2022, no qual Bolsonaro teria conspirado contra o sistema eleitoral, planejando manter-se no poder mesmo após a derrota eleitoral e conspirado contra instituições, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional.
 
De acordo com o entendimento da PF, tanto Braga Netto quanto Heleno estiveram envolvidos ativamente no planejamento do que foi descrito como uma tentativa de golpe contra a ordem democrática.
 
O crime em questão está previsto no artigo 359 do Código Penal, que define: “tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”. Para esse crime, a pena prevista é de reclusão de quatro a oito anos. Tanto Bolsonaro quanto Braga Netto e Heleno devem ser indiciados também por outros crimes.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp