15/03/2024 às 11h09min - Atualizada em 15/03/2024 às 11h09min

Brasil reúne Comunidade de Países de Língua Portuguesa na Missão da ONU em Nova Iorque

Governo brasileiro assume a presidência do grupo informal de Representantes Permanentes junto à ONU; café da manhã marcou a passagem de bastão.

Redação
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Foto: Claudio Kbene/Presidência da República
A convite do Brasil, chefes das delegações do grupo que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) se reuniram em um café da manhã realizado na Missão do Brasil junto à ONU em Nova Iorque, para alinhar posicionamentos e trabalhar em conjunto no âmbito da Organização das Nações Unidas. No encontro, o Brasil assumiu a presidência do grupo informal de Representantes Permanentes das Missões junto à ONU.
 
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que chefia a delegação brasileira da 68ª CSW (Comissão da Situação da Mulher, na sigla em inglês), expôs prioridades do Brasil como igualdade salarial e enfrentamento à misoginia, especialmente no ambiente digital. Destacou como o governo brasileiro está alinhado em muitos posicionamentos com essas nações e destacou a importância de estreitar e manter as relações com os países integrantes da CPLP.
 
“Para o governo brasileiro, do presidente Lula, a relação com vocês da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é extremamente importante, e vai ao encontro do movimento que ele vem fazendo, de retomar e fortalecer as relações com esses países. Temos diversas prioridades em comum, como o combate à fome, o enfrentamento à misoginia e a participação de mulheres em espaços de poder e decisão”, afirmou a ministra.
 
Acompanhando a ministra na agenda, a primeira-dama, Janja Lula da Silva, reforçou as principais políticas do governo brasileiro no combate à pobreza e à fome, com a proposta da Aliança Global contra a Fome, força-tarefa da presidência brasileira do G20 para angariar recursos e implementar políticas públicas para a redução da fome e da pobreza no mundo.
 
O lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza está previsto para ocorrer em paralelo à Cúpula do G20 em novembro de 2024, em nível de chefes de Estado, com os países que optarem por participar da Aliança (G20 e outros).
 
Estiveram presentes no evento representantes de Angola, Cabo Verde, Portugal, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau e Moçambique. O diálogo foi aberto pelo embaixador Sérgio Danese, Representante Permanente do Brasil junto à ONU desde maio de 2023. Também participou do encontro a Alta Representante para Temas de Gênero do Itamaraty, ministra Vanessa Dolce de Faria.
 
68ª CSW
A Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) foi criada em 1946 e é a principal instância da Organização das Nações Unidas (ONU) dedicada exclusivamente a promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em todo o mundo.
 
Este evento anual, realizado sempre no mês de março, que celebra o Dia Internacional das Mulheres, é o segundo mais significativo em Nova Iorque após a sessão inaugural da Assembleia Geral da ONU. A CSW congrega mais de 10 mil representantes de Estados-membros, entidades da ONU e ONGs credenciadas, focando na deliberação de temas críticos para os direitos das mulheres e igualdade de gênero.
 
A 68ª CSW tem como tema central “Acelerar a conquista de igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, enfrentando a pobreza e fortalecendo as instituições e o financiamento com uma perspectiva de gênero”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp