14/03/2024 às 15h23min - Atualizada em 14/03/2024 às 15h23min

Prefeitura de Belo Horizonte – MG amplia oferta de teleconsultas e passa a atender outras situações clínicas

Diariamente são disponibilizadas 200 vagas de teleconsultas pela Prefeitura.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Aline Resende
A Prefeitura de Belo Horizonte – MG passa a ofertar, a partir desta quinta-feira (14), vagas de teleconsultas para situações clínicas leves apresentadas pela população da capital. Com isso, podem agendar um horário para o teleatendimento as pessoas com quadros clínicos de menor gravidade, como gripe, diarreias, vômitos, suspeita de infecção urinária ou dores articulares, por exemplo. Anteriormente, a assistência estava sendo prestada especificamente aos usuários com sintomas de dengue, chikungunya e zika. Diariamente são disponibilizadas 200 vagas de teleconsultas pela Prefeitura. 

A estratégia foi definida para ampliar e garantir o acesso ao atendimento médico, considerando a atual pressão assistencial das unidades da rede SUS-BH. O serviço de teleconsultas foi retomado em 29 de fevereiro e, desde então, já foram ofertadas mais de 1 mil consultas. O serviço está disponível para crianças a partir de um ano, adultos e idosos. O horário de atendimento permanece das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. 

Todos os moradores da capital, a partir de um ano de idade e cadastrados em um dos 152 centros de saúde, podem ter acesso à modalidade assistencial, por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH, com atendimento de médicos da rede SUS. Caso o cidadão não tenha cadastro, ele deve procurar a unidade de referência para realizar esse processo. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. 

Após ser referenciado em um dos centros de saúde, o cidadão deve acessar o serviço por meio deste link para agendar a consulta. Depois de confirmar o cadastro na plataforma, o paciente escolhe a data e horário, dentro da disponibilidade apresentada. Próximo à marcação, o usuário entrará novamente no sistema com o CPF e data de nascimento e terá acesso. 

É importante esclarecer que as teleconsultas agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro delas e não dos pais, mas cabe destacar que os responsáveis devem acompanhar todo o atendimento. 

De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as orientações, além da prescrição de medicamentos e outros documentos médicos que se fizerem necessários e que serão enviados para o e-mail cadastrado em um prazo de até 24 horas. Com a impressão da receita ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar a medicação ou agendar o exame solicitado no centro de saúde de referência.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp