14/03/2024 às 14h13min - Atualizada em 14/03/2024 às 14h13min

Conjuntura favorável deve impulsionar vendas no Dia do Consumidor, avalia Sincomercio Jundiaí – SP

Aumento do emprego e queda da inflação vão impactar receitas em 2024; Sincomercio dá dicas para ampliar resultado.

Redação
Foto: Divulgação
Considerado a “Black Friday do primeiro semestre”, o Dia do Consumidor, nesta sexta-feira (15), deverá superar os resultados de 2023 em termos de faturamento. Dados da consultoria Neotrust estimam que, na última edição, as receitas do setor foram de R$ 618,7 milhões na data – uma queda de 20,8% em relação a 2022. Para o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio), o cenário, agora, é mais favorável para uma alta.
 
Isso acontece porque há uma conjuntura econômica mais favorável, com indicadores de desemprego em queda e, na contramão, mais gente empregada, o que eleva o contingente de pessoas com capacidade de consumir. Soma-se a isso a redução da inflação e o ciclo de quedas da taxa básica de juros do País, a Selic.
 
De fato, na perspectiva da Entidade, o Dia do Consumidor é uma ocasião importante para o empresariado do varejo impulsionar as vendas. Não só na sexta, mas nos dias seguintes, já que as promoções se estendem durante o fim de semana. Isso sem falar nas ofertas que começam a ser feitas já no começo do mês. No ano passado, por exemplo, no intervalo entre 1º e 15 de março, o faturamento médio diário do varejo foi de R$ 448,7 milhões, um montante 7,8% superior à média diária de janeiro, segundo a Neotrust.
 

Como faturar no Dia do Consumidor?
 
Confira algumas dicas do Sincomercio para vender no Dia do Consumidor:
A primeira delas é que os empresários busquem e façam pesquisas de mercado realizadas por agências sobre preferências e tendências de produtos para a data. Vale considerar, ainda, os últimos lançamentos disponíveis, por exemplo. Outra é selecionar itens parados nos estoques ou que sejam relacionados a períodos sazonais específicos, como o verão. Nesse caso, essa é a época ideal de movimentá-los por meio de descontos com condições especiais.
 
Em canais digitais, como marketplaces, é possível criar campanhas de descontos em momentos distintos, enquanto nas lojas físicas, é interessante pensar em ofertas exclusivas para clientes antigos ou gerar condições diferenciadas para atrair novos consumidores. Nesses estudos, também é importante mapear produtos mais buscados nessa época do ano, notadamente de segmentos como saúde, higiene e beleza, bebidas, eletrônicos e eletrodomésticos e vestuário.
 
E, claro, é um momento para oferecer descontos que sejam reais e atrativos. Isso é fundamental, já que consumidores interessados em determinados produtos e/ou serviços costumam acompanhar a variação dos preços. Em marketplaces, vale promover campanhas cujas plataformas subsidiem parte dos descontos. Já nas lojas físicas, principalmente para os itens parados no estoque, o ideal são promoções agregando produtos às vendas (descontos na segunda unidade ou “compre 2 e pague 2”).
 
Há, ainda, a estratégia de oferecer valores mais atrativos para pagamento usando o PIX, que reforça o caixa de forma imediata, ou ainda disponibilizar entregas gratuitas a partir de determinados valores. São ações que diminuem os custos com máquinas de pagamento e que evitam a desistência da compra, já no carrinho, por causa do preço do frete.
 
De olho no cliente
O Dia do Consumidor também é a ocasião para melhorar a experiência do cliente na loja física ou no marketplaceComo muitos consumidores tendem a comprar pela primeira vez, é razoável que esse momento seja de fidelização. Para isso acontecer, no caso do e-commerce, é preciso considerar pontos como a conferência do estoque e de materiais de expedição, além de afinar os prazos de envio.
 
Nas lojas físicas, é preciso verificar se os preços das etiquetas correspondem ao valor correto, reforçar o treinamento dos funcionários – orientando-os a oferecer os produtos das promoções – e incentivando o pagamento por PIX, além de usar a divulgação externa (e, também, as redes sociais) para salientar a data.
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