13/03/2024 às 13h30min - Atualizada em 13/03/2024 às 13h30min

Segundo dia da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem debates sobre inclusão

Grupos temáticos apresentaram suas propostas, que foram votadas e serão levadas à Conferência Nacional.

Redação
Foto: Divulgação
No segundo dia da VI Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (12 de março), promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEADPcD), os participantes do evento deram início aos debates e à votação das propostas relacionadas à formulação de políticas públicas de inclusão.
 
Na parte da manhã, houve a leitura do Regimento Interno da Conferência. Durante a tarde, os delegados se dividiram em cinco grupos temáticos: eixo I – estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; eixo II – garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; eixo III – financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; eixo IV – cidadania e acessibilidade; e eixo V – os desafios para a comunicação universal.
 
A Conferência Estadual integra delegados de Conselhos Municipais que organizaram suas conferências locais para discutir e votar as propostas. Da mais de mil propostas apresentadas, foram selecionadas 50, sendo 25 para consideração pelo estado de São Paulo e outras 25 que serão apresentadas na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que irá ocorrer no mês de julho. 
 
“Os representantes da sociedade civil e do poder público, em condições de igualdade de voto, estarão juntos com o mesmo propósito: oportunizar a visibilidade das políticas públicas e estimular o fortalecimento delas. Serão dias de muita conversa e muito trabalho, e nutrimos a convicção de que estamos trilhando rumo a um estado e uma nação mais igualitários e inclusivos”, afirma o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
 
Além da definição das propostas, a Conferência Estadual também irá estabelecer quem serão os delegados que representarão o Estado de São Paulo na Conferência Nacional. O evento se encerra na manhã desta quarta-feira (13).
 
“A Conferência Estadual reflete nosso comprometimento com a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Estamos juntos nessa jornada para fortalecer e dar visibilidade às políticas públicas que garantam os direitos das pessoas com deficiência”, alega Leticia Françoso, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp