11/03/2024 às 09h56min - Atualizada em 11/03/2024 às 09h56min

Mutirão de avaliação socioprofissional do INSS começa nesta segunda-feira (11)

Objetivo é reduzir a fila de 37 mil segurados que aguardam pelo serviço em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Florianópolis, Pernambuco e Distrito Federal.

Redação
Agência Gov
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará uma semana de mutirão de reabilitação profissional a partir desta segunda-feira (11) até sexta-feira (15). O objetivo é reduzir a fila para avaliação socioprofissional de 37 mil segurados nas seis superintendências regionais do instituto, que ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Florianópolis, Pernambuco e Distrito Federal. Os segurados serão contatados pelas equipes de reabilitação profissional. Portanto, não haverá agendamento.
 
O INSS encaminha para a avaliação pericial e socioprofissional o segurado afastado por benefício de incapacidade temporária, seja por doença ou acidente, caso seja constatada a provável impossibilidade de retorno às atividades profissionais habituais de forma permanente. A depender da situação, o segurado poderá ser encaminhado para treinamentos, cursos profissionalizantes e aprendizados para ser requalificado para o exercício de uma atividade profissional compatível com sua atual capacidade laborativa e que seja mais adequada às suas condições.
 
“Este esforço concentrado não apenas tem como objetivo reduzir significativamente os processos de avaliações socioprofissionais pendentes, mas também reforça o compromisso do INSS com a melhoria contínua dos seus serviços e o bem-estar dos segurados ao garantir que eles recebam o atendimento necessário para a sua reabilitação profissional de forma eficiente e eficaz”, destaca a chefe da Divisão de Reabilitação Profissional do INSS, Lilian Varandas.
 
Após a avaliação inicial, os profissionais irão prosseguir com o atendimento aos segurados considerados aptos ao programa de reabilitação profissional, garantindo a efetividade do processo.
 
As equipes técnicas de gestão dos serviços de reabilitação profissional nas seis superintendências regionais estarão à frente deste trabalho, oferecendo suporte integral para a realização da ação.
 
Durante o atendimento extra serão disponibilizadas 4.773 vagas, distribuídas em:
  • Sudeste I: 580 vagas
  • Sudeste II: 1.530 vagas
  • SR-III: 88 vagas
  • SR Sul: 630 vagas
  • SRNE: 1.265 vagas
  • SRNCO: 680 vagas
Como funciona o serviço de reabilitação profissional
A reabilitação profissional envolve vários profissionais do INSS, com formação em Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Sociologia, Pedagogia, Serviço Social, entre outras. Estes profissionais atuam na avaliação e na condução do processo de reabilitação profissional, avaliando, informando, orientando e acompanhando os cidadãos que estão no programa.
 
Os encaminhamentos ao serviço de reabilitação profissional do INSS, podem ocorrer pelas seguintes formas: por meio da perícia médica, por requerimento espontâneo e, em último caso, pela Justiça Federal.
 
Na perícia médica o segurado afastado por benefício de incapacidade temporária, seja por doença ou acidente, que tenha constatada a provável impossibilidade de retorno às atividades profissionais habituais de forma permanente, é encaminhado para a avaliação pericial e socioprofissional.
 
A depender da situação poderá ser encaminhado para treinamentos, cursos profissionalizantes e aprendizados para requalificação para o exercício de uma atividade profissional compatível com sua atual capacidade laborativa e que seja mais adequada às suas condições.
 
Benefício
Durante o desenvolvimento do programa de reabilitação, o segurado continua recebendo o benefício e, após, concluído todo o processo e com resultado positivo, o segurado retorna ao mercado de trabalho em sua atividade originária ou em outra compatível com suas condições atuais. Em caso negativo, caso a reabilitação não seja possível, ocorre a aposentadoria por invalidez.
 
Importante destacar que o serviço de reabilitação profissional é um programa e não se trata de um atendimento isolado, há uma sequência de providencias em inúmeras etapas, por isto existem critérios para o segurado ser considerado elegível para ingressar no programa de reabilitação profissional e possa então, ser acompanhado por um profissional que irá conduzi-lo em todas estas etapas nas formas previstas em normativas do INSS.
 
Após a conclusão de todo o processo, em caso de êxito, o segurado será reavaliado e se considerado apto a reingressar no mercado de trabalho em atividade compatível, receberá um Certificado de Reabilitação Profissional que lhe dará o direito de ocupar vagas previstas na legislação pertinente.
 
Nos casos em que for constada a inviabilidade de reabilitação, o profissional de referência do INSS dará seu parecer encaminhando-o para nova avaliação pericial a fim de verificar a possibilidade de aposentadoria por invalidez.
 
Diante da complexidade do processo de recuperação de um trabalhador e dos inúmeros custos que envolvem tantas atividades e tantos profissionais, já existe articulação de comunidades e empresas privadas com o INSS, em vários municípios brasileiros que tem permitido a celebração de Acordos de Cooperação Técnica (ACT’s) ou convênios para reabilitação física dos beneficiários que cumpram os critérios de elegibilidade ao programa.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp