08/03/2024 às 12h50min - Atualizada em 08/03/2024 às 12h50min

Prefeitura de Belo Horizonte – MG abre 16 centros de saúde no fim de semana e garante vacinação contra dengue

Além disso, para aumentar a cobertura vacinal da Qdenga, nove centros de saúde, sendo um por regional, disponibilizarão a vacina contra a dengue, das 8h às 17h, exclusivamente para o público de 10 a 14 anos.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Amira Hissa/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Neste sábado (9) e domingo (10) a Prefeitura de Belo Horizonte – MG abrirá 16 centros de saúde para atender pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika. Dessa vez, 15 unidades funcionarão com horário ampliado, prestando assistência à população das 7h às 22h. O único local que ficará aberto das 7h às 19h será o Centro de Saúde São Francisco, na Pampulha. Além disso, para aumentar a cobertura vacinal da Qdenga, nove centros de saúde, sendo um por regional, disponibilizarão a vacina contra a dengue, das 8h às 17h, exclusivamente para o público de 10 a 14 anos. 

Podem procurar os centros de saúde para receber assistência médica as pessoas que apresentarem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, náuseas ou vômitos.
 
Confira as unidades que estarão abertas durante o fim de semana:
  • Barreiro: Centros de Saúde Francisco Gomes Barbosa/ Tirol e Vale do Jatobá
  • Centro-Sul: Centro de Saúde Carlos Chagas
  • Leste: Centro de Saúde Vera Cruz
  • Norte: Centro de Saúde Aarão Reis e Floramar
  • Nordeste: Centros de Saúde São Paulo e Conjunto Paulo VI
  • Noroeste: Centro de Saúde Santos Anjos
  • Oeste: Centro de Saúde Betânia
  • Pampulha: Centro de Saúde Santa Terezinha e São Francisco
  • Venda Nova: Centros de Saúde Rio Branco, Jardim Europa, Santa Mônica e Serra Verde.
Já a vacinação contra a dengue para o público de 10 a 14 anos será disponibilizada em nove, dos 16 centros de saúde abertos para atender pessoas com sintomas de arboviroses. As unidades Tirol (Barreiro), Carlos Chagas (Centro-Sul), Vera Cruz (Leste), São Paulo (Nordeste), Santos Anjos (Noroeste), Aarão Reis (Norte), Betânia (Oeste), São Francisco (Pampulha) e Jardim Europa (Venda Nova) aplicarão as doses das 8h às 17h. Na segunda-feira (11) as vacinas voltarão a ser ofertadas nos 152 centros de saúde da cidade.  

Para a administração do imunizante é necessária a presença dos pais, mães ou responsáveis legais. Além disso, no momento da aplicação, é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço residencial em Belo Horizonte e cartão de vacina.

Assistência em outras unidades
Durante todo o fim de semana também estarão em funcionamento os hospitais temporários da Oeste e de Venda Nova, além do hospital de campanha, que fica na regional Norte. Essas três unidades funcionam 24 horas por dia e possuem estrutura para atender os pacientes com sintomas de dengue e garantir a internação daqueles que precisarem de assistência contínua.

Também manterão o funcionamento diário os Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs). A unidade do Barreiro presta assistência 24 horas por dia, já a da Centro-Sul atende os usuários das 7h às 19h. Esses locais ofertam cuidado de forma espontânea. Há ainda as Unidades de Reposição Volêmica (URVs) que funcionam durante 24 horas nessas mesmas regionais. Esses equipamentos recebem exclusivamente os usuários encaminhados de centros de saúde, CAAs e UPAs.

Também estão abertas na capital outras duas URVs na cidade, uma no Hospital Júlia Kubitschek, no Barreiro, e outra no Hospital Infantil João Paulo II, no Centro-Sul, e que atende crianças. As duas implementações foram feitas em parceria com a Fhemig e atendem 24 horas por dia. 

Os endereços de todos os locais acima citados podem ser verificados no portal da Prefeitura.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp