02/03/2024 às 14h50min - Atualizada em 02/03/2024 às 14h50min

Sudeste, Centro-Oeste e Sul elevam sinais de aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19

Em estados como Espírito Santo, Goiás e Paraná foi verificada uma probabilidade de crescimento de 95% nas últimas seis semanas.

Redação
Portal Brasil 61
Foto: Adenir Britto/Prefeitura de São José dos Campos - SP
As regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil têm apresentado sinais de aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19. Dados do último Boletim InfoGripe da Fiocruz mostram que em estados como Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná foi verificada uma probabilidade de crescimento de 95% nas últimas seis semanas.  
 
O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, explica que o cenário não é exclusividade dessas regiões, uma vez que entre os estados nordestinos também foi verificada uma situação que acende um alerta. 
 
“A gente também tem alguns estados do Nordeste que também apontam sinal de crescimento, mas nesses, ainda não está muito claro qual é o agente infeccioso que está por trás dessa retomada, exceto o caso da Bahia em particular, onde já podemos observar uma possível associação com o vírus Influenza A, o vírus da grupe”, explica.
 
Em todo o país, quanto ao ano epidemiológico 2024, já foram notificados 10.985 casos de SRAG. Do total, 37,7% com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório; 41,8% negativos; e ao menos 14,5% em espera por resultado laboratorial. Vale destacar que, entre os casos positivos, 8,4% são Influenza A; 0,4% Influenza B, 11% vírus sincicial respiratório e 69,6% Covid-19. 
 
Capitais 
Entre as capitais, 17 registraram tendência de crescimento nas últimas seis semanas. Entre elas estão Aracaju – SE, Belém – PA, Boa Vista – RR, Campo Grande – MS, Cuiabá – MT, Fortaleza – CE e Maceió – AL.
 
Por outro lado, Belo Horizonte – MG e Porto Alegre – RS apresentam possível queda nos casos, com tendência de redução que chaga a 75%. A maior queda foi registrada em Macapá – AP.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp