01/03/2024 às 14h11min - Atualizada em 01/03/2024 às 14h11min

CPFL Piratininga alerta: Ao construir ou reformar, fique longe da rede elétrica

Acidentes tiveram aumento de 17% no último ano. Redobrar os cuidados na execução dos trabalhos próximos à rede pode salvar vidas.

Redação
Foto: Divulgação – CPFL Piratininga dá dicas de segurança com a rede elétrica ao construir ou reformar
Transformar tijolos em sonhos, renovar um espaço com suas ideias... Construir ou reformar um imóvel é uma aventura empolgante e, muitas vezes, um momento bastante esperado. Nessas horas, o mais importante é garantir que a segurança seja prioridade, principalmente com a rede elétrica.  
 
Em um levantamento feito pela CPFL Energia, nas áreas de concessão de suas quatro distribuidoras, constatou-se que em 2023 ocorreram 55 acidentes na rede, relacionados a pinturas, reformas ou construções. Um aumento de 17%, se comparados aos 47 acidentes identificados em 2022. Das 102 ocorrências nos últimos dois anos, 24 foram fatais.   
 
“A falta de atenção no manuseio dos equipamentos próximos à fiação pode provocar acidentes como quedas, queimaduras e choques elétricos. Em casos mais graves, a descarga pode ser fatal”, alerta Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança Trabalho do Grupo CPFL Energia. 
 
“Por isso a CPFL atua de forma incansável por meio do programa Guardião da Vida – que engloba diversas ações educativas e de conscientização, tanto para colaboradores da empresa quanto para a comunidade em geral. Sempre com o objetivo de informar sobre os riscos associados ao uso da energia elétrica e as medidas de segurança que devem ser adotadas para evitar acidentes”, explica.   
 
Dentro deste contexto de conscientização, a CPFL Piratininga destaca algumas orientações de segurança para quem vai construir ou reformar:  
  • Planeje sempre suas atividades, utilize sempre equipamentos de segurança e mantenha uma distância segura de toda a rede de energia elétrica.  
  • Ao manusear barras de ferro, réguas de alumínio ou outros materiais metálicos, mantenha-os longe da rede elétrica.  
  • Cuidado ao manobrar caminhões com betoneiras, caçambas ou guindastes. A aproximação com a rede elétrica pode causar um choque fatal.  
  • Preste muita atenção na posição dos andaimes para que eles não esbarrem nos fios elétricos. Quando subir, você também não deve se aproximar dos fios de energia elétrica.  
  • Tenha cuidado ao usar o cabo extensor, e outros equipamentos com partes metálicas, durante a pintura. Um simples toque ou aproximação da rede elétrica é choque na certa.  
     
  • Ao limpar fachadas, cuidado para não encostar qualquer instrumento metálico na rede elétrica. 
Confira essas e outras dicas em: https://guardiaodavida.com.br/.  
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp