29/02/2024 às 18h12min - Atualizada em 29/02/2024 às 18h12min

CPFL Piratininga realiza operação contra fraudes e furtos de energia em Jundiaí – SP

Foram constatadas irregularidades em estabelecimentos comerciais e residências no bairro Santa Gertrudes em Jundiaí – SP.

Redação
Foto: Divulgação – Operação da CPFL Piratininga de combate a fraudes e furtos de energia
Em operação de combate a fraudes e furtos de energia realizada, nesta quinta-feira (29) a CPFL Piratininga detectou irregularidades nas instalações elétricas de comércios e residências localizadas no bairro Santa Gertrudes em Jundiaí – SP. As ligações irregulares foram prontamente desfeitas pela distribuidora. Os cálculos sobre a quantidade de energia desviada e os respectivos valores serão feitos pela companhia e repassados aos responsáveis pelas fraudes.
 
Ao longo de 2023, equipes da distribuidora realizaram inspeções como essa, na região de Jundiaí e Sorocaba, em residências, comércios e indústrias e recuperaram cerca de 26.600 Megawatts (MWh) desviados. Ao todo, foram 5.882 instalações regularizadas no ano passado, sendo 389 somente em Jundiaí. 
 
Essas operações de investigação e inspeção são realizadas de forma permanente e têm como objetivo coibir uma prática ilegal que causa o encarecimento das tarifas para todos os clientes da distribuidora, piora a qualidade do fornecimento de energia e coloca em risco a população. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais”, como são denominadas as fraudes, para a tarifa da distribuidora detentora da concessão onde ocorreu o crime, no momento das revisões tarifárias.     
 
Vale lembrar que os atos de fraudar ou furtar de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos da devida multa.   
 
Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado, para todos os outros clientes. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento. Consumidores que cometem o crime também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica podem causar acidentes graves, até mesmo fatais. 
    
Importante destacar também que a CPFL Piratininga investe constantemente na eficácia das tecnologias empregadas nos sistemas de monitoramento e detecção de fraudes e furtos, como a inteligência artificial que orienta inspeções mais assertivas e os sistemas de medição blindada para grandes clientes (com acesso apenas aos técnicos da companhia, consumo acompanhado em tempo real e leitura e faturamento realizados a distância). Assim, a empresa evita a reincidência da irregularidade, diminui o número de inspeções necessárias e, por consequência, de regularização.  
 
Clientes da CPFL Piratininga podem contribuir, de forma sigilosa, para o combate às irregularidades, por meio dos canais disponibilizados pela concessionária: o app “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail [email protected].
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp