23/02/2024 às 12h27min - Atualizada em 23/02/2024 às 12h27min

Prefeitura de Várzea Paulista – SP realiza ação na região norte no dia D de combate à Dengue

Agentes passaram de casa em casa orientando moradores a respeito das ações preventivas contra o mosquito.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Várzea Paulista - SP
Foto: Divulgação/Prefeitura de Várzea Paulista - SP
Nesta sexta-feira (23), agentes de Saúde, Vigilância Sanitária e Zoonoses realizaram uma importante ação na região norte da cidade, em virtude do Dia D de combate à Dengue em todo o Estado de São Paulo.
 
Cerca de 50 agentes partiram do Parque Chico Mendes em uma caminhada pelos arredores, carregando cartazes e folhetos informativos que foram distribuídos à população presente. Também foram realizadas visitas casa a casa, com orientações aos moradores e comerciantes na região do Jardim Paulista e Jardim América III sobre a importância de manter o quintal limpo e livre de criadouros.
 
A gestora executiva de Saúde, Jane de Freitas, comentou sobre a importância das ações de comunicação e informação que são realizadas desde o ano passado.
 
“No momento, nosso foco é na região norte, por ser a mais afetada, mas seguimos com visitas e vistorias em todos os bairros da cidade, para que possamos conter o aumento de casos”, declarou.
 
Entre as ações tomadas pelo município para melhor atender à população, estão a ampliação do atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), triplicação dos números de leitos de hidratação e observação, aquisição de dez mil exames laborais e ampliação dos atendimentos clínicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para o tratamento nos casos de dengue.
Até o momento, Várzea Paulista – SP possui 168 casos positivos de dengue, sendo 82 na região norte.
 

A luta é de todos nós!
A gestora executiva de Saúde e responsável pelas ações de combate à dengue, Elinalda Martins, salientou a importância de os munícipes realizarem a vistoria de seu quintal periodicamente.
 
“É uma luta de todos nós. Todos precisam fazer sua parte para que possamos combater o mosquito de maneira efetiva”, explicou. “É importante que ao notar um possível criadouro em sua região, realize uma denúncia na Ouvidoria Municipal para que a equipe possa tomar as medidas necessárias”, finalizou.
 

Confira algumas dicas:
  • Cubra piscinas e faça a manutenção constante;
  • Limpe as calhas;
  • Mantenha tonéis, caixas e barris de água bem tampados;
  • Descarte pneus usados;
  • Coloque areia nos pratos de plantas, até a borda;
  • Troque a água dos vasos;
  • Recolha e acondicione o lixo do quintal;
  • Retire do quintal objetos que acumulam água;
  • Coloque o lixo em sacos plásticos, em lixeiras fechadas;
  • Feche bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
  • Mantenha garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
  • Tampe ralos;
  • Coloque areia ou cimento nos cacos de vidro de muros;
  • Deixe a caixa d’água bem fechada e realize a limpeza com água e sabão, periodicamente;
  • Cuide do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto.
Além disso, algumas medidas de proteção individual são importantes, principalmente em áreas de risco. É possível proteger as regiões do corpo que costumam ficar mais expostas e, por isso, podem ser alvo do mosquito, usando camisas de mangas compridas e calças, por exemplo; o inseto causador da doença costuma picar as partes baixas por não conseguir, geralmente, voar a alturas grandes. Também é interessante utilizar, se houver essa possibilidade, telas mosqueteiras em portas e janelas e sobre a cama, além de repelentes.
 

Faça sua parte
Caso encontre criadouros de Aedes aegypti fora de seus imóveis, em imóveis vizinhos ou terrenos baldios, é importante fazer um registro na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone (11) 4595-0037 ou pelo WhatsApp (11) 94365-0037, relatando o problema e o local (endereço completo – nome da via e numeração) para que as equipes técnicas sejam direcionadas para lá, façam a avaliação e tomem as medidas cabíveis para sanar o problema.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp