22/02/2024 às 16h01min - Atualizada em 22/02/2024 às 16h01min

Prefeitura de Atibaia – SP inaugura Complexo Especializado de Assistência Farmacêutica “Júlia Mistrello Finco”

No local estão Farmácia de Alto Custo, Central de Nutrição e Farmácia Administrativa, em um espaço amplo, com comodidade para pacientes e servidores.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Atibaia - SP
Foto: Divulgação/Prefeitura de Atibaia - SP
A Prefeitura de Atibaia – SP inaugurou nesta quarta-feira (21) o Complexo Especializado de Assistência Farmacêutica “Júlia Mistrello Finco” (CEAF), em um espaço amplo, com comodidade para pacientes e servidores e local exclusivo para pacientes que utilizam os medicamentos de alto custo.
 
Participaram do evento o prefeito Emil Ono (PSD); o vice-prefeito Prof. Fabiano de Lima; o presidente da Câmara, vereador Fernando Souza; a secretária de saúde, Grazielle Bertolini; o delegado do Conselho Regional de Farmácia, Eli Menezes; a diretora da Assistência Farmacêutica e responsável pelo CEAF, Luciene Pinheiro; familiares da homenageada Júlia Mistrello Finco; profissionais da saúde; e demais autoridades.
 
Desde 19 de fevereiro, a Farmácia de Alto Custo, a Central de Nutrição e a Farmácia Administrativa de Atibaia passaram a atender em novo endereço: no CEAF “Júlia Mistrello Finco”, situado na Av. Brigadeiro José Vicente Faria Lima, nº 226, Centro (ao lado do Corpo de Bombeiros).
 
“É mais um equipamento público que entregamos para a população de Atibaia. Nós identificamos que a cidade precisava de um outro espaço para acolher o CEAF. Tão importante quanto atender bem o usuário é atender os nossos servidores. A gente sabe que trabalhar em condições que não são confortáveis é muito difícil”, afirmou o prefeito Emil Ono.
 

Funcionamento
O CEAF é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), publicados pelo Ministério da Saúde.
 
No andar superior funciona o atendimento para remédios de alto custo, já no andar inferior estão a Farmácia Administrativa e o setor de Nutrição. O horário de funcionamento em Atibaia é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
 
5 mil cadastrados
A Farmácia de Alto Custo de Atibaia tem cerca de 5 mil pacientes cadastrados ativos para a entrega de medicamentos que são padronizados pelo Estado e pelo Ministério da Saúde para doenças como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), asma, glaucoma, dislipidemia, diabetes, esquizofrenia, retocolite, Alzheimer e Crohn. A Farmácia Administrativa possui 360 pacientes e a Central de Nutrição registra 250 cadastrados.
 
 
“Essa inauguração celebra o compromisso com a saúde de nossa comunidade. Com mais de 5 mil pacientes cadastrados, estamos prontos para oferecer tratamentos essenciais, seguindo protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas. Essa é uma conquista significativa para o bem-estar de todos os munícipes”, disse o prefeito.
 

Homenagem
O complexo recebeu o nome de Júlia Mistrello Finco em homenagem à servidora pública – assistente em serviços de saúde – da Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia que faleceu em 2023, aos 22 anos.
 
“Gostaria de cumprimentar a família da Júlia e parabenizar a Câmara Municipal pela escolha [do nome] e por reconhecer as pessoas que ajudaram a construir a cidade. Ela era uma jovem servidora que infelizmente nos deixou, e a gente vê a emoção não só dos familiares, mas também dos companheiros de trabalho”, disse o vice-prefeito, Prof. Fabiano de Lima.
 
“Tenho certeza de que ela está aqui com a gente participando dessa entrega do CEAF. O nome da Júlia está eternizado aqui na cidade de Atibaia”, acrescentou o prefeito.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp