21/02/2024 às 20h23min - Atualizada em 21/02/2024 às 20h23min

Chapada Week 2024 terá descontos de até 50% em destinos paradisíacos na Chapada dos Veadeiros

De 8 a 19 de março, a Chapada, eleita entre os 10 locais mais desejados pelos brasileiros, entra em promoção para atrair turistas.

Redação
Foto: Divulgação
A Chapada Week 2024 promete atrair muitos turistas para a Chapada dos Veadeiros na sua mais nova edição. Com ofertas que variam de 10% a 50% de desconto, o evento ocorrerá entre os dias 8 e 19 de março. Atualmente na sua 3ª edição, a Chapada Week já se estabeleceu como uma das principais iniciativas para a promoção do turismo na região, graças à sua capacidade de proporcionar aos visitantes uma experiência mais acessível às riquezas naturais desse patrimônio natural e mundial da UNESCO. O festival é promovido pela Associação Veadeiros.
 
A semana de descontos é uma oportunidade imperdível e econômica para aqueles que buscam aventuras, contato com a natureza e momentos de reflexão em um dos cenários mais exuberantes do Brasil. Enquanto isso, impulsiona o turismo local e contribui para a economia da região, beneficiando desde pequenos empreendedores até grandes estabelecimentos, todos preparados para oferecer o melhor da hospitalidade goiana.
 
A Associação Veadeiros, responsável pela organização do evento, destaca o papel fundamental que a iniciativa tem na promoção da sustentabilidade e na conservação ambiental, alinhando os interesses econômicos com a preservação deste que é um dos patrimônios naturais mais valiosos do país.
 
“Estamos entusiasmados em receber essa incrível notícia e aproveitar esse momento para apresentar a Chapada Week como uma experiência imperdível para todos os amantes da natureza”, afirma Lauro Jurgeaitis, Presidente da Associação Veadeiros. “Este reconhecimento nos motiva a tornar a Chapada Week um evento de baixa temporada fundamental no calendário oficial de turismo no Brasil”.
 
Como será a Chapada Week?
Durante a Chapada Week, os visitantes terão acesso a descontos especiais em uma variedade de atrações, incluindo cachoeiras deslumbrantes e cartões-postais conhecidos mundialmente como Vale da Lua, Mirante da Janela, Cachoeira Almécegas, Cachoeira Raizama e o majestoso Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Além disso, restaurantes, pousadas, terapeutas, templos e serviços de guias especializados também participarão dessa iniciativa, proporcionando uma experiência ainda mais acessível e inesquecível.
 
“É uma oportunidade única para os turistas explorarem a riqueza natural da Chapada dos Veadeiros com preços especiais. Estamos comprometidos em garantir que todos possam desfrutar da magia deste lugar de maneira segura e acessível", destaca Lauro, “Por isso a inclusão dos guias nos pacotes com descontos é tão importante, já que eles garantem passeios seguros”.
 
A Chapada dos Veadeiros entre os destinos mais procurados do Brasil
Situada no estado de Goiás, a Chapada é reconhecida como um dos dez destinos turísticos mais cobiçados no Brasil, conforme revelado em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo. O estudo, que contou com a participação de centenas de pessoas de todas as unidades federativas do país, destacou a Chapada dos Veadeiros por sua exuberante natureza e por ser um refúgio para os entusiastas de ecoturismo e aventura​​​​.
 
A pesquisa foi conduzida entre 7 e 11 de dezembro e sondou para onde os brasileiros mais gostariam de viajar no período de dezembro de 2023 a março de 2024.
 
A Chapada dos Veadeiros ficou na frente de outros destinos renomados como a Ilha do Marajó, no Pará, e Jalapão, no Tocantins. O levantamento mostrou ainda que a Chapada atrai turistas interessados em ecoturismo e aventura, com 9% dos entrevistados buscando destinos rurais, campestres e de ecoturismo, e 4% inclinando-se para o turismo de aventura.
 
O destino é famoso por suas impressionantes cachoeiras, trilhas desafiadoras, formações rochosas únicas e rica biodiversidade. Entre os principais atrativos, destacam-se:
 
1. Vale da Lua: Conhecido por suas formações rochosas que lembram a superfície lunar, o Vale da Lua é um dos pontos mais fotogênicos e visitados da Chapada. As piscinas naturais formadas pelas rochas esculpidas pela água são perfeitas para um mergulho refrescante.
 
2. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: Este parque, Patrimônio Mundial da UNESCO, abriga uma diversidade incrível de espécies de plantas e animais, algumas das quais são endêmicas da região. As trilhas do parque levam a cachoeiras espetaculares, como a Cachoeira dos Saltos e a Cachoeira Carioquinhas.
 
3. Cachoeira do Cordovil: Localizada na estrada GO-239, entre Alto Paraíso e a vila de São Jorge, esta cachoeira dentro do Santuário Volta da Serra, é considerada uma das mais lindas no período das águas. Na fazenda ainda é possível experimentar o café e o mel produzidos ali.
 
4. Mirante da Janela: Oferecendo uma das vistas mais espetaculares do Parque Nacional, especialmente ao pôr do sol, o Mirante da Janela permite uma visão privilegiada do Salto do Rio Preto.
 
5. Almécegas I e II: Duas magníficas cachoeiras localizadas na Fazenda São Bento. Almécegas I, com sua queda imponente, é ideal para os amantes de aventura, enquanto Almécegas II, com suas piscinas naturais, é perfeita para relaxar.
 
6. Cachoeira do Label: Considera uma das mais altas do país, com 187 metros, possui a maior queda da Chapada dos Veadeiros. Uma imponente vista para aqueles que buscam uma paisagem impressionante.
 
7. Santuário do Raizama: Proporciona passeio com vista entre os cânions do rio São Miguel e um belo passeio que leva a uma bela hidromassagem natural com cachoeirinha do Rio Raizama.
 
8. Fazenda Touro Bravo: Com lindo campo para camping e com cachoeiras calmas e mais privativas, localizada em Teresina de Goiás, este atrativo é o ideal para quem busca a paz e o sossego mais afastado da cidade e quer um bom almoço de roça.
 
9. Lago Serra da Mesa: Com água quentinha, e bem agradável, o lago é famoso para quem busca fazer os passeios de barco com vista incrível. Além da abundância de peixes e aves, o passeio é famoso para quem busca ver o pôr do sol. Com a água mais alcalina, você pode curtir a paisagem sem o incômodo dos mosquitos.
 
10. Praia das Pedras: Localizada em Colinas do Sul, o atrativo é um ótimo lugar para todas as idades. É possível remar de caiaque no rio Tocantizinho. O local conta com restaurante que serve comida caseira da região. Tem também bangalô e camping.
 
Além dessas atrações, existem outras centenas de trilhas e cachoeiras e muitos lugares holísticos. A Chapada dos Veadeiros é reconhecida pela sua energia única, com muitos visitantes acreditando que a região possui um forte campo energético devido às grandes reservas de cristais de quartzo. Essa característica atrai também aqueles interessados em turismo místico e em busca de renovação espiritual.
 
O turismo na Chapada é marcado pela convivência harmoniosa com a natureza e pela promoção da sustentabilidade. Por isso, os visitantes são encorajados a respeitar o meio ambiente, seguindo práticas responsáveis durante sua estadia.
 
A região oferece uma vasta opção de hospedagens, desde campings e albergues a pousadas e hotéis de charme, muitos dos quais estão comprometidos com práticas ecológicas.
 
Hospedagem na Chapada dos Veadeiros
Na Chapada dos Veadeiros, a variedade de hospedagens é impressionante e atende todos os gostos e orçamentos. Desde opções super confortáveis, com comodidades luxuosas e vistas deslumbrantes, até campings e lugares charmosos, com preços acessíveis. Há alternativas para todos os tipos de viajantes. Seja para quem busca uma experiência de relaxamento total ou para os aventureiros que preferem se conectar com a natureza.
 
Alto Paraíso de Goiás, São Jorge, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante são as cidades de base para o turista nesta Chapada Week de 2024. São cerca de 30 hospedagens que participam nesta edição do festival.
 
Saúde e Bem-Estar
A região da Chapada dos Veadeiros, com sua riqueza de cristais e energia vibrante, oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de terapias holísticas e de cura. Com uma paisagem exuberante de cerrado nativo e uma abundância de água pulsante, esse local no coração do Brasil inspira conexão com a natureza e autocura. Terapias como cristalterapia, meditação ao ar livre e banhos de cachoeira podem ser desenvolvidas aqui, aproveitando os recursos naturais e a atmosfera única desta região.
 
Além disso, a energia autêntica da Chapada dos Veadeiros atrai praticantes de diversas modalidades terapêuticas, como reiki e yoga, que encontram nesse ambiente uma fonte de inspiração e renovação. A combinação da paisagem deslumbrante com a presença de águas revitalizantes e cristais energizantes cria um cenário ideal para o desenvolvimento de práticas de bem-estar e tratamentos que visam harmonizar corpo, mente e espírito.
 
Há experiências únicas como a oferecida na Gota Sat Som, um santuário arquitetônico em formato de gota d'água que cativa os sentidos com sua acústica envolvente. Além de acolher a prática de meditação e mantras, o espaço também é palco de concertos, apresentações e festivais musicais .
 
Assim, a Chapada dos Veadeiros não apenas oferece um refúgio natural, mas também se torna um local de descoberta e transformação pessoal através de suas terapias integrativas.
 
Experiência Musical
Na imensidão da Chapada dos Veadeiros e na programação da Chapada Week, um espaço singular se destaca como refúgio para a mente e o espírito: o Gota Sat Som. Sua filosofia, enraizada na premissa de que para ouvir é preciso silenciar, oferece uma jornada de paz e harmonia através do silêncio.
 
Inaugurado em 1994, esse santuário arquitetônico em formato de gota d'água cativa os sentidos com sua atmosfera envolvente. Construído por mentes visionárias da cena espiritual e alternativa da região, o Gota Sat Som tem sido palco de eventos musicais, meditativos e espirituais há décadas.
 
A essência do Gota Sat Som reside na prática do ouvir verdadeiro, onde o silêncio se entrelaça com o som em uma dança mágica de vibrações. Através da Música Essencial, uma proposta iniciada em 2002, os visitantes são convidados a explorar a profundidade do silêncio e sua conexão intrínseca com todos os sons.
 
Além de ser palco de concertos, meditações e festivais, o espaço também acolhe a prática de mantras, reconhecidos como alimento para a alma. Essas melodias ancestrais ressoam no cerne do ser, nutrindo e harmonizando o espaço sagrado interior.
 
No Gota Sat Som, cada visita é uma oportunidade de mergulhar nas profundezas do ser e experimentar um novo nível de bem-estar. Para aqueles em busca de uma jornada de autodescoberta e tranquilidade, esta é uma parada obrigatória em qualquer viagem à região da Chapada dos Veadeiros.
 
Gastronomia na Chapada dos Veadeiros
A gastronomia da Chapada dos Veadeiros é uma verdadeira celebração da diversidade, refletindo a riqueza cultural e natural da região. Durante as promoções da Chapada Week 2024, alguns restaurantes se destacam, como o Baguá Bistrô na Vila de São Jorge, conhecido por sua atmosfera descontraída, e o Santo Cerrado, a primeira risoteria do Brasil, que participa com pratos e drinks autênticos e reflete a essência da vila mais charmosa da Chapada.
 
Além disso, o Bistrô Cravo e Canela em Alto Paraíso de Goiás oferece uma experiência gastronômica totalmente vegana, enquanto o Café com Graça apresenta promoções especiais para chás selecionados, proporcionando uma imersão nos sabores locais.
 
Não podemos esquecer do Restaurante da Minelci, na Comunidade Kalunga do Engenho II, que proporciona uma autêntica experiência culinária rural com comidas preparadas no fogão a lenha. É perfeita para os visitantes que buscam uma conexão genuína com os grandes atrativos da comunidade. Tem ainda os deliciosos pratos do Rancho da Ni e o famoso peixe assado, frito ou cozido do atrativo Praia das Pedras, em Colinas do Sul.
 
Já na estrada que liga Alto Paraíso a São Jorge, o turista pode dar uma paradinha para almoço no Coffee Shop São Bento, onde é servida uma comida goiana caseira no sistema self-service. Há também cerveja artesanal da própria fazenda.
 
Como chegar?
Para chegar na Chapada dos Veadeiros partindo de Brasília ou Goiânia, os visitantes têm várias opções. É possível ir de ônibus, carro ou contratar uma empresa que faça o translado e passeios.
 
Há operadoras de turismo que estão participando do Chapada Week 2024 que, além de organizar os passeios, também incluem o transporte do aeroporto ou rodoviária de Brasília até a Chapada. A Circuito Central, Guia na Trilha, Travessia Ecoturismo, Trilheiras na Estrada e Maitreya Ecoturismo estarão com ofertas especiais para o festival.
 
Para quem escolher ir de ônibus, a rodoviária interestadual de Brasília é o ponto de partida. Empresas como a Real Expresso e a Viação Planalto oferecem várias opções de horários para Alto Paraíso de Goiás e São Jorge.
 
A viagem nesta modalidade dura aproximadamente de 3 a 4 horas. Para quem vem de fora, o Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek serve como ponto de entrada, de onde é possível alugar um carro ou pegar um ônibus para a Chapada
 
Saindo de Goiânia, a rota mais comum de carro é pela rodovia GO-070, passando por Itaberaí, e depois seguindo pela GO-118 até Alto Paraíso de Goiás, cobrindo uma distância de cerca de 420 km em aproximadamente 4 a 5 horas.
 
Quem preferir o transporte coletivo, os ônibus partem da Rodoviária de Goiânia para as principais cidades da Chapada dos Veadeiros, com viagens regulares oferecidas pela empresa Real Expresso, durando cerca de 5 a 6 horas​​.
 
Mais informações
Os turistas que quiserem saber mais sobre os participantes, valores e descontos oferecidos podem encontrar essas e mais informações na página oficial do festival visitveadeiros܂com܂br e pelo Instagram nos perfis @chapadaweek e @visitveadeiros.
 
Serviço
3ª Edição do Chapada Week
Associação Veadeiros
E-mail: visitveadeiros@gmail܂com
Telefone: (61) 99997 8686
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp