20/02/2024 às 20h52min - Atualizada em 20/02/2024 às 20h52min

Quaternaglia Guitar Quartet se apresenta em Jundiaí – SP, na Fermata

Concerto faz parte da turnê que celebra os 30 anos do quarteto.

Redação
Foto: Divulgação
O Quaternaglia Guitar Quartet (QGQ), um dos mais importantes quartetos de violões da atualidade, se apresenta em Jundiaí – SP. O concerto é gratuito e acontece no dia 24 de fevereiro no auditório da Fermata (Avenida Amadeu Ribeiro, 451, Anhangabaú), às 19h30 com produção da Mecenaria Produção Cultural, através do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística e a Fermata.
 
O grupo traz um repertório contemporâneo de peças e arranjos criados para o quarteto por compositores de diferentes gerações, todos nomes centrais do violão brasileiro e mundial, ao longo das últimas três décadas, explorando linguagens do violão e das relações com a música brasileira e latino-americana. O concerto tem transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube.
 
O quarteto também se apresenta em outras grandes cidades de São Paulo como Ribeirão Preto – SP e Rio Claro – SP, as datas serão divulgadas em breve.
 

Sobre o Quaternaglia Guitar Quartet
O grupo Quaternaglia Guitar Quartet tem trinta anos de atuação e é formado pelos violonistas Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina. Todos são radicados em São Paulo (Brasil) e utilizam três violões de seis cordas e um violão de sete cordas especialmente construídos pelo luthier brasileiro Sérgio Abreu.
 
A trajetória do quarteto vem estabelecendo um cânone de obras originais e arranjos audaciosos, o que inclui a colaboração com compositores como Leo Brouwer, Sérgio Assad, Almeida Prado, Egberto Gismonti, Sérgio Molina, João Luiz e Paulo Bellinati. Sua atuação começou a despertar o interesse da crítica internacional no final dos anos 90 após a obtenção do “Ensemble Prize” no Concurso Internacional de Violão de Havana e da participação em importantes séries de violão e música de câmara nos Estados Unidos.
 
Além de ter gravado mais de 30 obras originais entre as quase 50 dedicadas ao quarteto por compositores brasileiros e internacionais, Quaternaglia é reconhecido por introduzir no repertório de quatro violões arranjos ousados (como os das Bachianas Brasileiras nº 1 e nº 9 de Heitor Villa-Lobos e das Danças Sinfônicas de West side Story, de Leonard Bernstein), bem como pela performance como solista convidado de orquestras dentro e fora do Brasil.
 
A discografia inclui os CDs Quaternaglia (1995), Antique (1996), Forrobodó (2000), Presença (2004), Estampas (2010), Jequibau (2012), Xangô (2015), Four (2019), Down the Black River e Bellinati's Mosaic (ambos de 2022), além de um DVD gravado ao vivo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp