19/02/2024 às 13h13min - Atualizada em 19/02/2024 às 13h13min

Polícia Federal intima Jair Bolsonaro a depor sobre tentativa de golpe de Estado

Bolsonaro terá que explicar a reunião em que se falou em "virar a mesa" e a minuta de decreto golpista que previa prender Alexandre de Moraes, entre outros pontos.

Redação
Agência Brasil
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) intimou Jair Bolsonaro (PL) a prestar depoimento no âmbito de uma investigação que visa apurar possíveis tramas golpistas envolvendo membros do governo passado e militares. O advogado de Bolsonaro, Paulo Cunha Bueno, confirmou a informação a Andréia Sadi, do Portal g1. O depoimento está previsto para ocorrer na quinta-feira (22).
 
A investigação da PF descobriu diversos elementos, incluindo um vídeo de uma reunião na qual Bolsonaro teria dito a ministros que não poderiam esperar o resultado da eleição para agir. No entanto, a defesa dele nega veementemente qualquer envolvimento em planos golpistas, afirmando que Bolsonaro nunca cogitou tal possibilidade.
 
Além disso, durante a operação, a PF encontrou, no gabinete de Bolsonaro na sede do PL, um documento com conteúdo golpista que anunciaria a decretação de um estado de sítio e a imposição da garantia da lei e da ordem no país. No entanto, aliados de Bolsonaro alegam que ele não especificou claramente a intenção de promover um golpe.
 
Após a operação, a defesa de Bolsonaro emitiu uma ressaltando que ele “jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou as instituições que o pavimentam”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp