16/02/2024 às 13h03min - Atualizada em 16/02/2024 às 13h03min

Odilon Behrens é pioneiro em odontologia hospitalar e referência para urgências

O serviço de odontologia do HOB funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e conta com uma equipe formada por 21 cirurgiões dentistas clínicos e especialistas, 16 auxiliares, entre técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e técnicos de saúde bucal.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte – MG, é um dos pioneiros no país a ofertar o serviço de odontologia hospitalar. Os atendimentos de odontologia do HOB começaram há 36 anos. Além disso, é o único hospital da rede SUS-BH a prestar assistência em urgência odontológica de demanda espontânea, ou seja, sem agendamento prévio.
 
O serviço de odontologia do HOB funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e conta com uma equipe formada por 21 cirurgiões dentistas clínicos e especialistas, 16 auxiliares, entre técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e técnicos de saúde bucal.
 
O ensino e o cuidado na área da odontologia também estão presentes no HOB, com o trabalho de 40 estagiários das faculdades PUC Minas e Newton Paiva, além de 12 residentes especializandos da UFMG e outros dois dos programas de residência multiprofissional do próprio hospital.
 
Para se ter ideia da dimensão e importância do serviço no HOB, somente em 2023 o consultório de urgência clínica fez 13.671 atendimentos, principalmente pacientes com dores agudas. A odontologia do HOB realiza, em média, 2 mil atendimentos mensais em todas as áreas de atendimento clínico e especializado, como bucomaxilofacial, estomatologia, disfunção temporomandibular e atendimento a pacientes com necessidades especiais.
 
Herik Henrique Baião, gerente do pronto-socorro odontológico, destaca a importância do atendimento odontológico de urgência do HOB para a rede pública de saúde bucal. “É o único [serviço] nesse sistema a nível de Minas Gerais. Hoje nós prestamos auxílio nos atendimentos de especialidades para a rede de saúde bucal de Belo Horizonte, através da estomatologia, da dor orofacial, do paciente com necessidades especiais e do atendimento da retaguarda hospitalar. Então, isso auxilia demais e acaba dando vazão à alta demanda que BH tem”, afirma.
 
Prevenção às infecções
A odontologia hospitalar consiste no atendimento preventivo e resolutivo de pacientes que estão internados por outras doenças ou condições. Para aqueles que estão na terapia intensiva, por exemplo, o principal foco da saúde bucal é a prevenção de infecções, em especial da pneumonia relacionada à ventilação mecânica.
 
Sem a higienização, há uma proliferação de bactérias e, com o uso do dispositivo invasivo, há um risco mais elevado desses microrganismos caírem na corrente sanguínea do paciente e provocar uma infecção, o que pode agravar o caso. Além dos atendimentos à beira leito, a equipe da odontologia realiza ações de conscientização e sensibilização.
 
Para aqueles que estão internados nas enfermarias e mantêm autonomia dos cuidados, a equipe orienta sobre a forma correta de higienização e, quando necessário, faz o atendimento clínico. Já para os pacientes sem autonomia, a higiene bucal diária é realizada pela equipe de enfermagem, seguindo o protocolo de higienização desenvolvido pela odontologia.
 
Considerando essas situações, em 2023 foram realizados 2.077 atendimentos, com intervenções de exodontias, laserterapia, suturas e remoção de corpo estranho.
 
Bucomaxilofacial
Um grande diferencial do atendimento odontológico do HOB é a especialidade de urgência bucomaxilofacial, responsável pelos casos de lesões da cavidade bucal decorrentes de traumas, abscessos, infecções de origem odontogênicas ou tumores.
 
Nessa especialidade são realizados atendimentos de fraturas dentais, remoção de corpo estranho, fraturas buco dentais, traumas múltiplos de face e suporte às urgências clínicas, estomatológicas e de dor orofacial. Em 2023, foram realizados 6.093 atendimentos de bucomaxilofacial.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp