09/02/2024 às 20h15min - Atualizada em 09/02/2024 às 20h15min

Feriado de carnaval: estradas, aeroportos e economia movimentadas

Expectativa da Infraero é de 118 mil passageiros nos dias de folia, já pelas estradas devem circular 3 milhões de foliões para os mais variados destinos.

Redação
Portal Brasil 61
Foto: Divulgação/Infraero – Carnaval, mais uma vez, será de voos lotados
Dizem que o ano só começa depois do carnaval. A máxima popular pode até nem ser verdadeira, mas fato é que ele é um dos feriados mais esperados por grande parte dos brasileiros, em vários sentidos. Seja pelos que buscam diversão, ou por quem espera a data para ganhar mais dinheiro.
 
O economista e professor da FAAP de São Paulo Sillas Sousa diz que feriados, em geral, acabam atrapalhando a economia – principalmente o setor de serviços – que depende do comércio aberto para gerar riquezas. Mas no caso do feriado de carnaval, o resultado é sempre positivo, pois movimenta uma grande quantidade de setores – como turismo, bares, restaurantes, hotéis, por exemplo.
 
“Quando a gente analisa o todo da economia, ainda que um ou outro setor não tenha seu potencial atingido, porque ficou um ou outro dia parado, o que gerou de riqueza transações, comércio, prestação de serviços, ao longo e por causa do carnaval, com volume maior de turistas e de gente na rua, esse volume de dinheiro mais do que compensa – em termos macroeconômicos – a perda de um ou de outro setor”. 
 
Crescimento em terra e no ar
Nas estradas a expectativa é de que 3 milhões de passageiros circulem de ônibus durante o carnaval. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), houve um aumento de 45% em relação a 2023. 
 
Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mostram crescimento de 25% nas viagens rodoviárias – de carro ou ônibus – em 2023 com relação a 2022. Segundo Letícia Pineschi, conselheira da Abrati, a expectativa deste ano é de uma ampliação ainda maior. 
 
“Não só de viagens e passageiros embarcados, mas no leque de diversificação de serviço. hoje o que se sabe é que 17% da venda de assentos é feita para veículos com algum serviço premium – como o leito, cama, cabines individuais, Essa categoria de viagens vem crescendo muito.” 
 
Já quem escolhe o avião como meio de transporte nos dias de folia, precisa se preparar para o movimento extra. Segundo a Infraero, nos 14 principais aeroportos do país, são esperados 118 mil passageiros até a quarta-feira de cinzas nos 1.134 voos previstos.
 
Confira os destinos mais procurados:
  • Rio de Janeiro – RJ
  • Florianópolis – SC
  • São Paulo – SP
  • Recife – PE
  • Salvador – BA
  • Belo Horizonte – MG
Dicas para garantir uma viagem tranquila
Para evitar problemas e garantir uma viagem tranquila, a Infraero recomenda que os passageiros cheguem aos aeroportos com pelo menos 1h30 de antecedência. Já para as viagens de ônibus a orientação é de 1h de antecipação. Os passageiros também devem verificar a documentação necessária para cada tipo de viagem.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp