09/02/2024 às 15h50min - Atualizada em 09/02/2024 às 15h50min

Tecnologia de ponta a ponta: 5 tendências que vão moldar o mercado automotivo em 2024

Com desafio de alcançar números positivos, concessionárias precisam se adaptar, elevar experiência e abraçar inovações nos próximos meses.

Redação
Foto: FreePik – Vendas de veículos automotores tiveram alta de 12% em 2023, após incentivos do governo e avanços na indústria
Após um período de crise marcado por escassez de semicondutores e retração nas vendas, o setor automotivo experimentou uma recuperação gradual, impulsionada pelos avanços na indústria e pelos incentivos do governo. Como resultado, as vendas de veículos automotores em todo o país cresceram 12% em 2023 na comparação com 2022. De acordo com o balanço da Fenabrave, no ano passado foram emplacadas 4,1 mil unidades contra 3,6 mil em 2022. Além disso, dados da Anfavea mostram que o país registrou um relevante aumento no ritmo de vendas de veículos a partir de agosto, atingindo média de 10,6 mil unidades por dia apenas em novembro. Para 2024, o desafio de alcançar números positivos será ainda maior e estarão na frente as concessionárias alinhadas com as tendências digitais que norteiam o setor.
 
O cenário do mercado automotivo está cada vez mais sob a influência marcante da digitalização e da tecnologia. Por isso, as empresas precisam estar preparadas para a era da conectividade, que está transformando a relação com os consumidores. À medida que as plataformas on-line ganham destaque, a compra e venda de automóveis passam por uma revolução, oferecendo aos clientes a praticidade de explorar, escolher e adquirir veículos diretamente do conforto de seus dispositivos digitais. Diante desse panorama, as concessionárias têm o desafio de adaptar suas estratégias, elevar a experiência do cliente e abraçar a inovação ao longo dos próximos meses.
 
1. Consumidor no centro
Na era da experiência, colocar o consumidor no centro não é apenas uma estratégia, mas a chave para garantir a fidelidade e o sucesso duradouro nas relações da marca com o cliente. Por isso, o momento é de otimizar processos, implementar novas ferramentas e adaptar-se às mudanças, apostando em uma venda cada vez mais on-line. Para Marcos Pavesi, head comercial da Dealersites, a inovação emerge como a base para concessionárias que querem atender às necessidades dos clientes modernos, sem deixar de lado o consumidor tradicional.
 
“A evolução tecnológica requer adaptações nos negócios, e é só aprimorando a experiência do cliente que vamos conseguir acompanhar tudo isso. O foco atual não é apenas vender carros, mas criar uma jornada digitalizada e humanizada, em que o consumidor seja parte ativa do ecossistema”, explica o especialista da startup que lidera a digitalização do mercado automotivo no Brasil.
 
2. Serviços multi canal de ponta a ponta
Em um mercado dinâmico, o sucesso das concessionárias está intrinsecamente ligado à sua capacidade de inovação. Estar pronto para oferecer serviços multicanais de ponta a ponta é o alicerce da competitividade no cenário automotivo moderno.
 
“A nova geração de consumidores espera por avanços tecnológicos e agilidade na hora de adquirir um carro. Uma alternativa são os chatbots apoiados em Inteligência Artificial (IA), que permitem personalizar o atendimento e tornar a comunicação mais assertiva”, detalha o head comercial da Dealersites. Na avaliação de Pavesi, transformar digitalmente uma empresa ou instituição implica enfrentar diversos desafios, sendo que seguir as principais tendências com rapidez já não é mais o suficiente.
 
3. Carro a um clique de distância
A transformação tecnológica não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade. O conceito de comprar, alugar ou vender veículos passou por mudanças significativas nas últimas décadas. Antigamente, as concessionárias precisavam manter uma variedade de modelos em estoque, mas hoje em dia, os vendedores vêem na internet uma forma de driblar a concorrência. Segundo o CEO da Dealersites, Cesar Cantarella, migrar a jornada do cliente para o ambiente digital não apenas traz facilidades e melhorias, mas também aprimora de modo significativo a experiência de compra.
 
“Se inicialmente os serviços digitais eram considerados apenas um acessório para o relacionamento, agora eles se tornaram estratégias centrais de negócio”, complementa
 
4. Cibersegurança como prioridade
Num cenário em que mobilidade e digitalização caminham lado a lado, a cibersegurança no setor automotivo torna-se uma prioridade inegável. Para além dos sites das concessionárias, a preocupação se volta também para os veículos modernos, equipados com tecnologias avançadas e sistemas interconectados. Assim, os players automotivos devem considerar a segurança digital durante todo o ciclo de vida dos produtos, não se limitando ao processo de venda do carro.
 
“Atender às exigências dos clientes, superar as expectativas de qualidade, gerenciar riscos cibernéticos crescentes e buscar a conformidade com regulamentações e atualizações de software requer reconsiderar práticas em toda a cadeia do setor”, analisa o CEO da Dealersites.
 
5. Inovação como palavra de ordem
Nesse contexto de rápidas transformações, a inovação destaca-se como a palavra de ordem para o setor automotivo. A mudança de postura dos consumidores, aliada à necessidade do mercado de direcionar seu olhar para a digitalização, exige a identificação de novas oportunidades de negócios e ressalta a importância de investir em tecnologias capazes de aproximar as empresas de seus potenciais clientes.
 
“Para as concessionárias, tornar a inovação uma parte intrínseca de seu DNA é não apenas abraçar o futuro, mas também criar um legado. A hora é de proporcionar uma experiência automotiva que transcenda as expectativas tradicionais”, conclui Cesar Cantarella.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp