09/02/2024 às 14h11min - Atualizada em 09/02/2024 às 14h11min

Carnaval: 61% dos brasileiros pretendem aproveitar o feriado para descansar

Levantamento ainda mostra que 54% dos entrevistados apontam alimentação como o maior gasto do período.

Redação
Foto: Edson Souza/iStock
No verão, acontece uma das maiores festas do Brasil, o carnaval. E é neste período, que normalmente já é de mais gastos, que o brasileiro precisa equilibrar as contas para poder pular no bloquinho ou descansar e conseguir fechar os boletos do mês.
 
O Guia dos Melhores, plataforma de avaliação de produtos, realizou uma pesquisa buscando entender quais os principais gastos dos brasileiros no verão. Entre consumo de produtos de casa, como ventiladores e ares condicionados, aparecem também as contas relacionadas ao lazer, que envolvem férias, viagens e carnaval. Para desenvolvimento do estudo, foram entrevistadas pessoas de todas as idades, classes sociais e regiões do país.
 
Mesmo que os gastos dos foliões muitas vezes não sejam essenciais, alguns pontos como comida e transporte também acabam pesando no feriado. A alimentação foi citada como o gasto que mais pesa no bolso no período, conforme mencionado por 54% dos entrevistados. Gastos com bebidas aparecem na segunda posição, com 37% das respostas; custos com transporte foram indicados por 33%; compra de produtos pessoais, como protetor solar, desodorante e repelente, foram assinalados por 24%; pagamentos de estadia foram destacados por 21%; gastos com visitas turísticas e entretenimento, por 18%, e idas a festas e bares, por 17%.
 
“Para aproveitar o carnaval sem extrapolar nas contas, vale tentar buscar algumas estratégias que podem reduzir os gastos, como levar lanches para a praia ou para os passeios que forem feitos, e fazer a maior parte das refeições em casa ou na estadia em que estiver. Também vale aproveitar as promoções que vão acontecendo ao longo do ano para comprar itens como protetor solar, cadeira de praia e guarda-sol. É importante lembrar que tudo que é deixado para ser comprado em cima da hora, tende a ser mais caro”, analisa Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores.
 

Mesmo que o brasileiro esteja com intenção de viajar em 2024, conforme revelou um estudo realizado pelo Guia dos Melhores, em dezembro de 2023, que mostrou que 54% dos entrevistados da pesquisa desejam investir em viagens neste ano, parece que não é no carnaval que os passeios devem acontecer.
 
Em 2024, o carnaval deve ser de tranquilidade para a maioria dos brasileiros, com 61% tendo a intenção de aproveitar o feriado para descansar. Ficar em casa e aproveitar para recobrar as energias será a opção de programação de 46% dos participantes da pesquisa. Mesmo quem estiver viajando, o principal intuito ainda é o de descansar, conforme citado por 15% dos respondentes, enquanto 9% estão planejando viajar para se divertir e festejar.
 

“Certamente veremos as principais praias do Brasil cheias de turistas que irão viajar para o carnaval, mas o descanso também não ficará para trás. Em 2024, a tendência é de crescimento no mercado de turismo, mas como o verão é a época do ano mais cara para viajar para regiões litorâneas, muitos brasileiros devem deixar para passear em outras ocasiões, aproveitando períodos mais baratos e com menos movimento. Por ser um momento em que normalmente já se gasta mais com as contas de casa, essa é uma boa estratégia de economia. É o equilíbrio entre as contas mensais e o lazer”, conclui Scherer.
 
Metodologia
Público: foram entrevistados 500 brasileiros de todos os estados do país, incluindo mulheres e homens, com idade a partir dos 16 anos e de todas as classes sociais.
Coleta: os dados do estudo foram levantados via plataforma de pesquisas online.
Data de coleta: entre os dias 23 e 24 de janeiro de 2024.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp