09/02/2024 às 09h47min - Atualizada em 09/02/2024 às 09h47min

Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado do Carnaval

Hospitais mantêm funcionamento para urgências e emergências; Metrô abrirá algumas estações por 24 horas para embarque e desembarque.

Redação
Foto: Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)
Apesar de o Carnaval não ser considerado feriado no Estado de São Paulo, alguns órgãos e serviços estaduais terão alteração em seu funcionamento. Isso porque o Governo de SP estabeleceu ponto facultativo no Estado entre 12 e 14 de fevereiro (até as 12h).

Veja abaixo o que abre e o que fecha e programe-se:

Saúde
Os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

O posto de doação da Pró-Sangue Dante Pazzaneze estará fechado na segunda (12), na terça (13) e na quarta-feira (14). Na segunda (12), o posto Barueri estará fechado e os demais postos funcionarão, excepcionalmente das 08h às 16h. Na terça (13), os postos Clínicas e Mandaqui irão funcionar, excepcionalmente, das 08h às 16h e os demais postos estarão fechados. Já na quarta (14), o posto Clínicas funcionará das 08h às 17h30 e o Stella Maris das 08h às 16h; o posto Barueri abrirá, excepcionalmente, das 13h às 16h; e os postos Mandaqui e Osasco irão abrir, excepcionalmente, das 12h às 16h30. Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

As unidades da Farmácia Dose Certa e o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) não funcionarão na segunda-feira (12), na terça-feira (13) e na quarta-feira (14). O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste da capital, estará fechado na segunda-feira (12) e na terça-feira (13), mas na quarta-feira (06), o expediente será iniciado às 12h.

Em relação às Farmácias de Medicamentos Especializados (FME), na segunda (12), haverá expediente normal apenas na FME Campinas Setembrino; na FME Guarulhos; FME Instituto da Criança HCFMUSP-Nutrição; na FME Maria Zélia; na FME Mogi das Cruzes; na FME Presidente Prudente; na FME Sorocaba e na FME Vila Mariana, já as demais unidades estarão fechadas. Na terça-feira (13), todas as unidades estarão fechadas. Na quarta-feira (14), estarão fechadas as unidades DRS 4 Baixada Santista - NAF; DRS 5 Barretos; FME Araraquara; FME Assis; FME Campinas - UNICAMP; FME Franca; FME Hospital das Clínicas - FMUSP Ribeirão Preto; FME Instituto da Criança HCFMUSP - Nutrição; NAF Araraquara e NAF Assis. Neste dia, as unidades DRS 1 São Paulo - UD Tenente Pena; FME Campinas Setembrino; FME Guarulhos; FME Hospital de Base; FME Hospital João Paulo II; FME Instituto da Criança HCFMUSP – Medicamentos; FME Maria Zélia; FME Sorocaba; FME Vila Mariana e FME Votuporanga, funcionarão em horário normal. As demais unidades iniciarão o expediente às 12h.

Sobre os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), na segunda (12), terão funcionamento normal as unidades AME Andradina; AME Araçatuba; AME Assis; AME Barradas; AME Botucatu; AME Campinas; AME Caraguatatuba; AME Carapicuíba; AME Casa Branca; AME Catanduva; AME Franca; AME Idoso Sudeste; AME Interlagos; AME Itapeva; AME Ituverava; AME Jardim dos Prados; AME Jundiaí; AME Maria Zélia; AME Mogi das Cruzes; AME Ourinhos; AME Presidente Prudente; AME Promissão; AME Ribeirão Preto; AME São Carlos; AME São Vicente; AME Taquaritinga; AME Taubaté e AME Vale do Jurumirim, as outras unidades estarão fechadas. Já na terça (13), nenhuma unidade funcionará. Na quarta-feira (14), apenas o AME Santos estará fechado. As unidades, AME Jales; AME Jardim dos Prados; AME Pariquera-Açu; AME Santos; AME Santa Fé do Sul e AME Votuporanga, iniciarão o atendimento às 12h. As demais unidades terão expediente normal.

Poupatempo
Os postos do Poupatempo em todo o Estado estarão fechados nos dias 12 (segunda-feira) e 13 (terça-feira), reabrindo ao meio-dia de quarta-feira (14), devido ao Carnaval.

Durante todo o período, os serviços digitais continuarão funcionando normalmente. Já são mais de mil opções online que podem ser acessadas de todo lugar e a qualquer momento, de forma simples e segura.

Entre as mais procuradas, estão pesquisa de débitos de veículos, renovação da CNH, pontuação na CNH, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e licenciamento de veículos, entre outros.

Para ser atendido presencialmente no Poupatempo, é obrigatório realizar agendamento de data e horário. As exceções são os cinco postos 100% digitais (Campinas Digital, Crea-SP, Piraporinha, Carrão e Santana) que atendem por ordem de chegada.

O agendamento - totalmente gratuito, deve ser feito somente pelos canais oficiais do Programa, como o portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou ainda através do WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Veja relação dos postos da capital
Poupatempo da Alesp: Avenida Sargento Mário Kozel Filho, 165 - Ibirapuera. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Poupatempo do Canindé: Avenida Cruzeiro do Sul, 1.100 - Canindé - Shopping D. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Poupatempo Carrão Digital: Terminal Metrô Carrão Sul - Box P 37/38/39 - Vila Gomes Cardim. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Poupatempo de Cidade Ademar: Avenida Cupecê, 5497 - Jd. Miriam. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Poupatempo de Cidade Tiradentes: Rua Sara Kubitscheck, 165 - Terminal de Ônibus Cidade Tiradentes – Cidade Tiradentes. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Poupatempo CREA Digital: Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 1059 – Pinheiros. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Poupatempo de Itaquera: Avenida do Contorno, nº 60 – Itaquera. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Poupatempo da Lapa: Rua do Curtume, s/nº – Lapa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Poupatempo Piraporinha Digital: Avenida Inácio Dias da Silva, nº 80 – Piraporinha – M'Boi Mirim. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Poupatempo Santana Digital: Terminal Metrô Santana – Box B 42/43/44/45 – Santana. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Poupatempo de Santo Amaro: Rua Amador Bueno, nº 229, 2º andar, G – Mais Shopping – Santo Amaro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Poupatempo da Sé: Rua do Carmo, s/nº – Sé. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

CPTM, METRÔ e EMTU
Trilhos
Na sexta-feira e no sábado (9 e 10), para atendimento aos passageiros que terão como destino o Anhembi, as estações Palmeiras-Barra Funda, que atende aos passageiros da CPTM e do Metrô, e Portuguesa-Tietê, da Linha 1-Azul, ficarão abertas ininterruptamente para embarque e desembarque. As demais estações da CPTM e do Metrô ficarão abertas apenas para transferência e desembarque.

Já na segunda e na terça-feira (12 e 13), a operação das linhas da CPTM será igual à de sábado, com trens de prontidão em caso de necessidade. Na quarta-feira (14), a operação é normal. No Metrô, a operação será monitorada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e se necessário, haverá aumento na frota.

Nesta sexta-feira (9) e no sábado (10), as quatro linhas metroferroviárias operadas pela iniciativa privada (4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda) funcionarão 24 horas por dia para atender o público que irá curtir o Carnaval no Sambódromo do Anhembi.

Nos dias 9 e 10, os foliões poderão embarcar e desembarcar na Estação Palmeiras-Barra Funda durante todo o período, enquanto as demais, somente desembarque e transferências, a partir da meia-noite. Nos outros dias de Carnaval, os serviços operam nos horários normais: as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, das 4h40 à meia-noite, e linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, entre 4h e meia-noite.

Para garantir o conforto e segurança dos usuários durante o período festivo, as linhas adotarão estratégias para controle de fluxo de usuários, além de orientação por meio de avisos sonoros e comunicação visual. Haverá também reforço no número de AAS (agentes de atendimento e segurança) nas estações e trens entre os dias 9 e 14 de fevereiro.

A expectativa é de que a Linha 4-Amarela receba o maior número de foliões. As estações Vila Sônia, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Paulista, Higienópolis-Mackenzie, República e Luz devem receber o maior número de usuários. Para atender o fluxo, a concessionária atuará com 650 colaboradores por dia.

A Linha 5-Lilás também está preparada para receber o público deste ano. O maior número de passageiros deve ser nas estações AACD-Servidor, Moema, Santa Cruz, Chácara Klabin, Santo Amaro e Capão Redondo.
Ônibus intermunicipais

Ônibus intermunicipais
As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba vão operar na segunda-feira (12), com programação de sábado, e na terça-feira (13), com operação de domingo. Na quarta-feira de cinzas (14), a programação será de sábado, com reforço na frota a partir das 11h.

Já na Baixada Santista, na segunda (12) e na quarta-feira (14), as linhas da EMTU com maior demanda de passageiros terão programação normal de dia útil e as demais linhas seguirão horário de sábado. Na terça-feira (13), todas as linhas terão programação de domingo, incluindo o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Na segunda-feira (12), o VLT terá operação de sábado e na quarta-feira (14), a frota será a mesma de um dia útil.

Bilhetes – Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP - disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade em qualquer horário. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Passeios com os pets – Quem quiser aproveitar para passear com seu pet pode seguir viagem nos trens da CPTM e do Metrô e nos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU. Para isso, conforme lei estadual, os animais devem pesar no máximo 10 kg, não podem ser ferozes e devem estar em caixa apropriada. Mais informações podem ser obtidas nos sites das empresas.

Bom Prato e Espaço Prevenir
O Bom Prato e Espaço Prevenir, equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social, terão seus funcionamentos alterados. Na terça-feira, para atender a demanda durante o Carnaval, o Programa Bom Prato abrirá 31 de suas 74 unidades fixas no Estado. Na segunda-feira, os restaurantes funcionarão normalmente.

As 31 unidades são as seguintes: 25 de Março, Bauru, Brás, Campinas, BP Refeitório Luz, Capão Redondo, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Franca, Francisco Morato, Guaianases, Guarulhos, Itaquera, Jacareí, Lapa, Limão, Mogi das Cruzes I, Osasco, Rio Claro, Santana, Santo Amaro, Santo André I, Santos I, São Bernardo do Campo I, São José dos Campos, São Mateus, Suzano, Taubaté, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha.

Já as quatro unidades do Espaço Prevenir não funcionarão durante a terça-feira, voltando ao horário normal no sábado (10). Na quarta-feira (14), o funcionamento será retomado depois das 12h.

Os Espaços Prevenir contam com quatro unidades instaladas na capital, em São José dos Campos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

Bom Prato
Horário de funcionamento: O almoço é servido às 10h30, preferencialmente para idosos, e às 11h para o público em geral. Veja os endereços das unidades fixas e móveis: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato.

Espaço Prevenir
Horário de atendimento: De terça-feira a sexta-feira, das 13h às 21h, e sábado das 8h às 17h.

Sabesp
Todas as agências de atendimento presencial da Sabesp estarão fechadas de sábado até a terça-feira de Carnaval, reabrindo normalmente na quarta-feira (14). Também não haverá expediente de sábado a terça-feira nos postos das unidades do Descomplica SP, nas agências Ganhatempo em Barueri, Rede Fácil em Guarulhos e Resolve Fácil em Itapevi (este posto permanecerá fechado também na quarta-feira, 14/2).

Os postos localizados nas unidades do Poupatempo funcionarão normalmente no sábado (10) e ficarão fechados na segunda e na terça-feira de Carnaval (12 e 13). Na Quarta-feira de Cinzas (14), o atendimento ao público no Poupatempo começará às 12h, mesmo horário do início de expediente das agências do Descomplica SP. Já o Ganhatempo Barueri e a Rede Fácil Bom Clima e Bonsucesso, em Guarulhos, começarão o atendimento às 13h.

A Central de Atendimento Telefônico (telefone 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias, inclusive nos feriados e dias do Carnaval. Isso vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388-8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana.

O atendimento automatizado pelo chat é feito 24 horas por dia. Já com os atendentes funciona diariamente das 8h às 21h, inclusive nos feriados e dias do Carnaval, pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/.

Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também é normal todos os dias, durante as 24 horas. Já na Ouvidoria (0800 055 0565) não haverá expediente na segunda e terça-feira de Carnaval. O atendimento será normal na quarta-feira, das 8h às 18h.

Parques urbanos
Confira no link a seguir os horários de funcionamento dos Parques Urbanos (https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/Infos-Parques.pdf) administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Defesa Civil do Estado
A Defesa Civil do Estado fica à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: [email protected].

Direitos da Pessoa com Deficiência
A unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro localizada no Jardim Humaitá, na capital, não realizará atendimentos nos dias 12 e 13 (segunda e terça-feira), bem como as 20 unidades do Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI) no Estado.

O Museu da Inclusão também não receberá visitantes. Esses equipamentos restabelecem seus serviços na próxima quarta-feira (14), após as 12h.

Fazenda
Todas as unidades da Secretaria da Fazenda no Estado funcionam normalmente até sexta-feira (9). Depois, permanecem fechadas na segunda, terça e reabrem às 12h da quarta-feira (14).

Instituições culturais
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado divulgou o horário de funcionamento dos seus equipamentos durante o Carnaval. Veja detalhes:

Pinacoteca
  • 10/02 – Funcionamento normal, das 10h às 18h
  • 11/02 – Funcionamento normal, das 10h às 18h
  • 12/02 – Funcionamento normal, das 10h às 18h
  • 13/02 – Fechada
  • 14/02 – Aberta a partir de 12h
Casa Guilherme de Almeida
  • 10/02 – Funcionamento normal, das 10h às 18h
  • 11/02 – Funcionamento normal, das 10h às 18h
  • 12/02 – Fechada
  • 13/02 – Fechada
  • 14/02 – Aberta a partir de 12h
Casa Mário de Andrade
  • Fechada para obras de ampliação.
Museu Casa das Rosas
  • 10/02 – Funcionamento normal, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
  • 11/02 – Funcionamento normal, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
  • 12/02 – Fechada
  • 13/02 – Fechada
  • 14/02 – Aberta a partir de 12h
MIS
  • 10/02 – 10h às 20h
  • 11/02 – 10h às 18h
  • 12/02 – 10h às 18h
  • 13/02 – 10h às 18h (com entrada gratuita)
  • 14/02 – 10h às 19h
MIS Experience
  • 10/02 – 10h às 21h
  • 11/02 – 10h às 20h
  • 12/02 – 10h às 20h
  • 13/02 – 10h às 20h (com entrada gratuita)
  • 14/02 – 10h às 20h
Paço das Artes
  • 10/02 – 11h às 19h
  • 11/02 – 12h às 18h
  • 12/02 – 11h às 19h
  • 13/02 – 12h às 18h
  • 14/02 – 11h às 19h
Conservatório de Tatuí
  • Fechado durante todo o Carnaval, reabre na quarta-feira (14), às 13h.
Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Villa Lobos
  • 10/02 – 09h30 às 18h30
  • 11/02 – 09h30 às 18h30
  • 12/02 – Fechada para manutenção
  • 13/02 – Fechada
  • 14/02 – Aberta a partir de 13h
Mundo do Circo
  • Fechado
Fábricas de Cultura
Zonas Norte e Sul, Diadema, Osasco e Iguape
  • 10/02 – Funcionamento normal
  • 11/02 – Fechadas
  • 12/02 – Fechadas
  • 13/02 – Fechadas
  • 14/02 – Abertas a partir de 12h
Zona Leste, SBC e Santos
  • 10/02 – 09h às 17h
  • 11/02 – 09h às 17h
  • 12/02 – Fechadas
  • 13/02 – Fechadas
  • 14/02 – 13h às 21h (exceto a unidade de Belém, que funciona até as 17h)
Museus
Museu do Futebol (Exposição temporária Futebol de Brinquedo*)
  • 10/02 – 09h às 17h (permanência até as 18h)
  • 11/02 – 09h às 17h (permanência até as 18h)
  • 12/02 – Fechado
  • 13/02 – 09h às 17h (permanência até as 18h)
  • 14/02 – Aberta a partir de 12h
*A exposição principal está fechada para obras de renovação

Museu da Língua Portuguesa
  • 10/02 – 09h às 16h30 (permanência até as 18h)
  • 11/02 – 09h às 16h30 (permanência até as 18h)
  • 12/02 – Fechadas
  • 13/02 – 09h às 16h30 (permanência até as 18h)
  • 14/02 – Aberta a partir de 12h
Museu Casa de Portinari
  • Abre normalmente para visitação todos os dias do Carnaval, das 09h às 18h (inclusive segunda-feira)
Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro
  • Abre normalmente para visitação todos os dias do Carnaval, das 09h às 18h (inclusive segunda-feira)
Museu H. P. Índia Vanuíre
  • Abre normalmente para visitação todos os dias do Carnaval, das 09h às 18h (inclusive segunda-feira)
Museu das Culturas Indígenas
  • Abre normalmente para visitação todos os dias do Carnaval, das 09h às 18h (inclusive segunda-feira)
Museu das Favelas
  • Abre normalmente para visitação todos os dias do Carnaval, das 09h às 18h.
  • No dia 14, abre a partir de 12h
Museu de Arte Sacra
  • 10/02 – 09h às 17h
  • 11/02 – 09h às 17h
  • 12/02 – 09h às 17h
  • 13/02 – 09h às 17h
  • 14/02 – Fechado
Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
  • 10/02 – 10h às 17h (permanência até 18h)
  • 11/02 – 10h às 17h (permanência até 18h)
  • 12/02 – Fechado
  • 13/02 – Fechado
  • 14/02 – Aberto a partir de 13h
Museu do Café (Bilheteria encerra todos os dias às 17h)
  • 10/02 – 09h às 18h
  • 11/02 – 10h às 18h
  • 12/02 – 09h às 18h
  • 13/02 – 09h às 18h
  • 14/02 – 09h às 18h
Museu Catavento (Bilheteria encerra todos os dias às 16h)
  • 10/02 – 09h às 17h
  • 11/02 – 09h às 17h
  • 12/02 – Fechado
  • 13/02 – 09h às 17h
  • 14/02 – 13h às 17h
Museu da Imigração (bilheteria encerra todos os dias, às 17h, exceto dia 13)
  • 10/02 – 09h às 18h
  • 11/02 – 10h às 18h
  • 12/02 – Fechado
  • 13/02 – 09h às 14h (bilheteria até as 13h)
  • 14/02 – 09h às 18h
Osesp
  • Concertos da pré-temporada, entre 8 e 10 de fevereiro, serão sempre às 19h30.
  • As visitas monitoradas na Sala São Paulo acontecem normalmente até domingo (11) e retornam na quinta (15).
Memorial da Resistência
  • 10/02 – 10h às 18h
  • 11/02 – 10h às 18h
  • 12/02 – 10h às 18h
  • 13/02 – Fechado
  • 14/02 – Aberta a partir de 12h
Oficinas Culturais
  • As ações acontecerão no pré e pós Carnaval. Veja abaixo:
Alfredo Volpi
  • 10/02 – Fechada
  • 11/02 – Fechada
  • 12/02 – Fechada
  • 13/02 – Fechada
  • 14/02 – Aberta a partir de 13h até as 18h
Maestro Juan Serrano
  • 10/02 – Sem atividades
  • 11/02 – Fechada
  • 12/02 – Sem atividades
  • 13/02 – Fechado
  • 14/02 – Aberta a partir de 12h
Oswald de Andrade
  • 10/02 – Fechada
  • 11/02 – Fechada
  • 12/02 – Fechada
  • 13/02 – Fechada
  • 14/02 – Aberta a partir de 12h

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp